Rios Jacuípe e Mundaú atingem nível de atenção cheia após chuvas em Alagoas
O boletim com o novo alerta foi emitido na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 9h
Após as chuvas que caíram no estado de Alagoas nas últimas horas, os rios Jacuípe e Mundaú já apresentaram acúmulo considerável de água, recebendo o nível de atenção cheia, de acordo com a avaliação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh). O boletim com o novo alerta foi emitido na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 9h.
O alerta informa, ainda, sobre a dinâmica atual das águas nesses rios e a expectativa do que pode vir a acontecer. Segundo o boletim estadual, o rio Jacuípe, que fica localizado no município de Jacuípe, esta com elevação de 426 centímetros, com movimentação de descida dessas águas. A expectativa é de que esse número baixe nas próximas horas.
Já o rio Mundaú, localizado no município de União dos Palmares, atingiu a capacidade de 478 centímetros, estando com movimento de subida dessas águas. Ambos os rios ultrapassaram a cota máxima para o alerta amarelo, que estabelece o nível de atenção cheia, e estão sendo monitorados pela Defesa Civil Estadual.
De acordo com os números apresentados pelo boletim da Semarh-AL, os dois rios Mundaú – um localizado no município de Murici e outro no município de Rio Largo, estão próximos a atingirem a mesma sinalização amarela, para nível de atenção cheia. Isso porque ambos estão em movimento de subida das águas, e próximos a atingir os seus respectivos limites.
A Semarh segue verificando as condições e poderá enviar novas atualizações a qualquer momento. Caso ocorra intensificação das condições meteorológicas ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido um alerta meteorológico ou hidrometeorológico.