Saúde

Criação clandestina de suínos é alvo de operação conjunta, em Maceió

Região da orla lagunar, no bairro Vergel do Lago, foi local escolhido para o início da operação

Por Wanessa Santos 15/07/2024 13h01 - Atualizado em 15/07/2024 14h02
Criação clandestina de suínos é alvo de operação conjunta, em Maceió
A criação de suínos em área urbana pode trazer uma série de prejuízos à saúde das pessoas - Foto: Ascom

Foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira (15), uma operação conjunta entre diversos órgãos para encerrar as atividades de pocilgas clandestinas em Maceió. A região alvo do início da operação foi o bairro Vergel do Lago, mais precisamente na Avenida Pierre Chalita. De acordo com informações da Vigilância Sanitária, o local já havia sido notificado, mas permanecia em atividade irregular.

A mega operação conta com a participação da Vigilância Sanitária de Maceió, a Guarda Municipal, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC). A ação tem o objetivo de salvaguardar a saúde da população, visto que a criação de suínos em área urbana pode trazer uma série de prejuízos à saúde das pessoas. Ao todo, foram apreendidos oito animais.

Os animais criados de maneira clandestina acabam não tendo qualquer comprovação de que receberam as devidas vacinas, além de serem abatidos no próprio local onde são criados.

Segundo informações da Vigilância Sanitária os proprietários tinham sido notificados há mais de 60 dias e, mesmo assim, continuaram em desrespeito às normas sanitárias e ambientais. Os animais foram recolhidos e os proprietários serão notificados novamente para que seja feita a adequação.

A operação deve seguir percorrendo outras partes da cidade onde houver denúncias de criação clandestina de suínos.