Risco à saúde, pocilgas clandestinas são notificadas por fiscais da Vigilância Sanitária
Lei Municipal proíbe a criação de suínos nos bairros da zona urbana da Capital; prática é combatida pela Saúde Pública por representar risco sanitário para a população

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), em parceria com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), iniciou a notificação de pocilgas clandestinas existentes em vários bairros de Maceió. O prazo estipulado nas notificações para a retirada dos porcos é de 10 a 20 dias, dependendo da quantidade de animais existente em cada local.
De acordo com a lei municipal nº 5.318/2003, a criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).
“Todas as pocilgas de Maceió estão sendo notificadas e, ao receber essa notificação, o proprietário terá um prazo para retirada dos porcos. Terminando o prazo sem realizar a retirada desses animais, nós iremos fazer o recolhimento deles”, explicou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
Ele ainda reforça que a carne suína, quando crua ou mal cozida, pode trazer prejuízos à saúde da população. Por isso é importante ter atenção neste tipo de alimentação. “A ingestão de carne suína crua ou mal cozida oriunda de animais contaminados pela Taenia solium, que é a tênia da carne de porco, pode ocasionar grave infecção intestinal”, ressaltou.
População pode denunciar irregularidades
Para denunciar pocilgas clandestinas e demais irregularidades que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
