Sesau realiza testagem rápida de hepatites em reeducandos do Sistema Prisional de AL
Iniciativa, que marca mais uma ação da Campanha Julho Amarelo, é uma parceria entre a Sesau e a Seris

Em alusão às ações de conscientização e prevenção das hepatites virais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (23), testagem rápida para diagnóstico de hepatites em reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas. A iniciativa, que ocorreu no Presídio Cyridião Durval, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, também contou com palestra educativa sobre as medidas de prevenção da doença, além de debates com profissionais de saúde da instituição.
O objetivo é conscientizar sobre a importância de serem implementadas medidas de prevenção e do diagnóstico em tempo oportuno. A coordenadora do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, Jussiara Reis, explicou que a ação é uma parceria entre a Sesau e a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), visando conscientizar os reeducandos sobre as medidas para preveni-los contra as hepatites virais.
“Nossa ação visa, além de proteger a população privada de liberdade, acelerar o tratamento em casos positivos para hepatites, sempre com foco na conscientização dos reeducandos, mostrando as formas de se proteger contra a doença", frisou.
Jussiara Reis salientou, também, que a testagem rápida diagnostica a doença e ajuda o Estado a ter um panorama detalhado e consistente sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade, alcançando melhor monitoramento e tratamento da patologia, o que contribui para aumentar as chances de cura.
“Estamos realizando testagem em massa de todos da unidade, ajudando a fazer um bloqueio de transmissão, caso seja apresentado um caso positivo, além de assegurar que o tratamento seja realizado em tempo oportuno”, disse.
HEPATITES VIRAIS
As hepatites virais compreendem uma inflamação que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Por serem doenças silenciosas, que atingem o órgão em um processo infeccioso, elas muitas vezes evoluem para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose, sem que o paciente tenha um diagnóstico prévio.
O diagnóstico e tratamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerenciadas pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de Alagoas.
Últimas notícias

Pacientes interrompem tratamento de saúde devido a falta de medicamentos na antiga Farmex

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maragogi

Guarda Municipal será indiciado por estupro de vulnerável; SEMSC se pronuncia sobre o caso

BC determina exclusão de chaves Pix de pessoas e empresas com pendência na Receita Federal

Empresa tem número de atendimento hackeado em Palmeira dos Índios; cliente cai em fraude

PM é atingido por garrafa de vidro durante confusão em bloco de Carnaval
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
