[Vídeo] Menino negro é alvo de racismo e perseguição em escolas particulares de Maceió
Denúncia e relato irmã da vítima viralizou nas redes sociais
Uma jovem usou as redes sociais para denunciar que o irmão, um adolescente de 14 anos, é vítima de um caso de racismo e perseguição praticados por estudantes de escolas particulares de Maceió. O crime, de acordo com o relato da irmã, começou no colégio em que o menino estudou durante toda a vida.
Ela conta que, de início, a família notou que ele chegava triste em casa e pedia para sair da escola. “O apelido mais leve foi macaco. Foram inúmeras idas à coordenação porque já tinha acontecido de professores escutarem, mas nenhuma ação foi tomada. Em uma dessas idas, meu irmão teve que assinar um termo de responsabilidade para ficar calado e foi induzido a não externar a situação”.
Ela contou que a família tomou medidas e houve conversas com o proprietário da instituição de ensino e com o pai de um dos agressores. A pedido da vítima, a família também o transferiu de escola.
“Nos dois primeiros dias na nova escola, foi tudo certo. Até os racistas entraram em contato com o pessoal da escola, falaram que ele saiu por bullying, porque não tinha moral. Não citaram o fato de terem sido racistas. Agora, meu irmão está sofrendo e não tem amigo algum, sofrendo com apelidos racistas e gestos racistas pelas costas”.
Em um dos casos na nova escola, um aluno chamou a vítima para mostrar que estava em chamada de vídeo com um dos meninos que praticava racismo na outra escola. Ela informou que medidas drásticas estão sendo tomadas.
“A gente não tinha externado a situação porque não queria expor meu irmão, principalmente por ele tá indo para uma escola nova, mas novamente pivetes racistas que se escondem em tela de celular espalharam na turma que se mudou. Se estão achando que vão expor meu irmão dessa forma, sem ter consequências, estão completamente enganados. Se Deus quiser, esse vídeo vai chegar ao máximo de pessoas possíveis e expor eles da forma que meu irmão foi exposto”.
Nos comentários do vídeo, postado no TikTok, colegas do novo colégio confirmam o caso. "Eu já vi ele passando por situações ridículas, de gente ridícula, sem educação, sem maturidade". Em outros comentários, a antiga escola é acusada de negligenciar este tipo de caso.
O 7Segundos entrou em contato com a jovem para saber mais detalhes do caso e se a Polícia Civil foi acionada, mas, até o fechamento da matéria, não obteve resposta.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
