Saúde

Atendimento cardiológico no HGE salva vidas com agilidade e eficiência

Unidade conta com estrutura e equipe multidisciplinar especializada para o tratamento de doenças no coração

Por 7Segundos, com Assessoria 14/08/2024 13h01 - Atualizado em 14/08/2024 14h02
Atendimento cardiológico no HGE salva vidas com agilidade e eficiência
Eronaldo sofreu um infarto agudo do miocárdio e teve a saúde restabelecida - Foto: Ascom

A cardiologia é uma das especialidades do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O cardiologista assiste cidadãos que sofrem com alguma patologia no coração ou no sistema circulatório, a exemplo do motorista aposentado Eronaldo Gomes dos Santos, de 60 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio e recebeu atendimento imediato na maior unidade hospitalar do interior do Estado.

“Neste Dia do Cardiologista, não posso deixar de parabenizar esses profissionais que salvaram a minha vida. Eu tive uma dor muito forte no peito quando saí de casa com meu filho, em Pilar. Levaram-me para o hospital da cidade, que ao observar a gravidade me encaminhou o mais rápido que puderam para o HGE. Foi aqui que encontrei os melhores cardiologistas, aqueles que permitiram agora contar a minha história”, disse Eronaldo, pai de cinco filhos.

Ele lembrou que desde quando descobriu ter hipertensão e diabetes, passou a ir com mais regularidade à consulta com o médico-cardiologista. A “pressão alta” e o “excesso de açúcar no sangue” são doenças silenciosas que se não forem tratadas podem causar problemas de saúde, como doenças cardíacas e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Eronaldo confessa que o infarto foi consequência da combinação de maus hábitos.

“Sempre gostei de vaquejada, mas não pratico com regularidade. Nunca gostei de atividade física. Como de tudo, gosto de cerveja, mas estava sempre atento à minha glicemia e à pressão arterial. Essa dor horrível me surpreendeu e hoje eu dou graça ao meu bom Deus por Ele ter me protegido e permito contar com um hospital tão bom como esse HGE”, enalteceu o patriarca na companhia de sua esposa.

Depois da angioplastia, Eronaldo fará um cateterismo para reavaliar a sua situação clínica. Quando receber alta médica, ele deseja voltar para casa e adotar um novo estilo de vida, baseado diretamente nas recomendações que serão dadas na alta médica. Entre as novidades, o patriarca garante que estará uma dieta mais saudável, a continuidade com as suas medicações e a inclusão de alguma atividade física.

“O nosso paciente conta com uma equipe multidisciplinar qualificada e equipamentos necessários para o melhor diagnóstico. O HGE também é referência em Cardiologia, oferecendo aos seus pacientes ecocardiograma, tomografia computadorizada, eletrocardiograma, raio-X, cateterismo cardíaco e exames laboratoriais. Com todos esses recursos, somados a outros disponíveis na Rede Estadual de Saúde, podemos afirmar que a nossa linha de cuidado está entre as melhores de Alagoas”, destacou o coordenador da Cardiologia do HGE, médico Alex Vieira.