Goiânia amanhece envolta por nuvem de fumaça e fuligem, neste domingo (25)
O avanço de uma frente fria no estado ameniza as temperaturas, no entanto, a umidade relativa do ar permanece baixa
Neste domingo (25), os goianienses foram supreendidos por uma nuvem de fumaça e fuligem que envolveu toda a capital. Já durante a madrugada, ventos fortes com muita poeira e poluição atingiram a cidade de Goiânia, alterando a paisagem e o clima. Uma frente fria avança para o estado, amenizando as temperaturas elevadas causadas pela última onda de calor, no entanto, a umidade relativa permanece baixa, e, em queda durante o período da tarde, o que prejudica ainda mais a qualidade do ar.
A nuvem de fumaça também ocorreu em outras cidades, como Anápolis, Catalão e Caldas Novas, onde moradores registraram a densa camada de ar na atmosfera, proveniente de queimadas em regiões mais distantes. Nas imagens registradas é possível observar a neblina encobrindo prédios e diminuindo a visibilidade da cidade.
Fumaça e fuligem encobrem a cidade de Anápolis na manhã deste domingo (25). Créditos: Cássio Júnior Barbosa
O tempo seco, associado a incidência de queimadas, que causam fumaça e fuligem densas no ar, desidratam as vias aéreas, acentuando o risco de irritações, desconfortos respiratórios e infecções. A baixa qualidade do ar dificulta a respiração e ainda aumenta os sintomas de quem já possui problemas como asma, bronquite e outras doenças pulmonares.
De acordo com o boletim meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o ar frio de origem polar avança pelo Brasil provocando a redução nas temperaturas mínimas e máximas em Goiás. Neste domingo (25), a mínima esperada para Goiânia é 13ºC e máxima de 30ºC.
O destaque na redução de temperaturas é para região Centro-Sul do Estado, com mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. O alerta principal é para a umidade relativa do ar, que estará em queda no período da tarde, podendo chegar a 12%. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade mínima considerada saudável é de 60% a 50%.
A Cimehgo alerta para risco acentuado de ocorrência de queimadas e orienta a população a evitar práticas de colocar fogo em lixos e em lotes baldios. Também é recomendado redobrar os cuidados com hidratação e evitar exposição solar em horários de maior incidência.
Últimas notícias
Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
