Goiânia amanhece envolta por nuvem de fumaça e fuligem, neste domingo (25)
O avanço de uma frente fria no estado ameniza as temperaturas, no entanto, a umidade relativa do ar permanece baixa
Neste domingo (25), os goianienses foram supreendidos por uma nuvem de fumaça e fuligem que envolveu toda a capital. Já durante a madrugada, ventos fortes com muita poeira e poluição atingiram a cidade de Goiânia, alterando a paisagem e o clima. Uma frente fria avança para o estado, amenizando as temperaturas elevadas causadas pela última onda de calor, no entanto, a umidade relativa permanece baixa, e, em queda durante o período da tarde, o que prejudica ainda mais a qualidade do ar.
A nuvem de fumaça também ocorreu em outras cidades, como Anápolis, Catalão e Caldas Novas, onde moradores registraram a densa camada de ar na atmosfera, proveniente de queimadas em regiões mais distantes. Nas imagens registradas é possível observar a neblina encobrindo prédios e diminuindo a visibilidade da cidade.
Fumaça e fuligem encobrem a cidade de Anápolis na manhã deste domingo (25). Créditos: Cássio Júnior Barbosa
O tempo seco, associado a incidência de queimadas, que causam fumaça e fuligem densas no ar, desidratam as vias aéreas, acentuando o risco de irritações, desconfortos respiratórios e infecções. A baixa qualidade do ar dificulta a respiração e ainda aumenta os sintomas de quem já possui problemas como asma, bronquite e outras doenças pulmonares.
De acordo com o boletim meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o ar frio de origem polar avança pelo Brasil provocando a redução nas temperaturas mínimas e máximas em Goiás. Neste domingo (25), a mínima esperada para Goiânia é 13ºC e máxima de 30ºC.
O destaque na redução de temperaturas é para região Centro-Sul do Estado, com mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. O alerta principal é para a umidade relativa do ar, que estará em queda no período da tarde, podendo chegar a 12%. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade mínima considerada saudável é de 60% a 50%.
A Cimehgo alerta para risco acentuado de ocorrência de queimadas e orienta a população a evitar práticas de colocar fogo em lixos e em lotes baldios. Também é recomendado redobrar os cuidados com hidratação e evitar exposição solar em horários de maior incidência.
Últimas notícias
Anvisa suspende canetas emagrecedoras do Paraguai e medida afeta pacientes em tratamento
BPTran recolhe mais de 30 veículos durante ação de fiscalização no bairro de Bebedouro
Polícia Civil prende suspeitos de participar do assassinato de ex-vereador por Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
