Goiânia amanhece envolta por nuvem de fumaça e fuligem, neste domingo (25)
O avanço de uma frente fria no estado ameniza as temperaturas, no entanto, a umidade relativa do ar permanece baixa

Neste domingo (25), os goianienses foram supreendidos por uma nuvem de fumaça e fuligem que envolveu toda a capital. Já durante a madrugada, ventos fortes com muita poeira e poluição atingiram a cidade de Goiânia, alterando a paisagem e o clima. Uma frente fria avança para o estado, amenizando as temperaturas elevadas causadas pela última onda de calor, no entanto, a umidade relativa permanece baixa, e, em queda durante o período da tarde, o que prejudica ainda mais a qualidade do ar.
A nuvem de fumaça também ocorreu em outras cidades, como Anápolis, Catalão e Caldas Novas, onde moradores registraram a densa camada de ar na atmosfera, proveniente de queimadas em regiões mais distantes. Nas imagens registradas é possível observar a neblina encobrindo prédios e diminuindo a visibilidade da cidade.
Fumaça e fuligem encobrem a cidade de Anápolis na manhã deste domingo (25). Créditos: Cássio Júnior Barbosa
O tempo seco, associado a incidência de queimadas, que causam fumaça e fuligem densas no ar, desidratam as vias aéreas, acentuando o risco de irritações, desconfortos respiratórios e infecções. A baixa qualidade do ar dificulta a respiração e ainda aumenta os sintomas de quem já possui problemas como asma, bronquite e outras doenças pulmonares.
De acordo com o boletim meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o ar frio de origem polar avança pelo Brasil provocando a redução nas temperaturas mínimas e máximas em Goiás. Neste domingo (25), a mínima esperada para Goiânia é 13ºC e máxima de 30ºC.
O destaque na redução de temperaturas é para região Centro-Sul do Estado, com mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. O alerta principal é para a umidade relativa do ar, que estará em queda no período da tarde, podendo chegar a 12%. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade mínima considerada saudável é de 60% a 50%.
A Cimehgo alerta para risco acentuado de ocorrência de queimadas e orienta a população a evitar práticas de colocar fogo em lixos e em lotes baldios. Também é recomendado redobrar os cuidados com hidratação e evitar exposição solar em horários de maior incidência.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
