Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública tem início em Maceió
Encontro acontece durante dois dias com a participação de representantes de todos os estados do país

A abertura da 91ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) ocorreu, na manhã desta terça-feira (27), no Centro de Convenções do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde. O bairro da orla maceioense também recebe a reunião da Câmara Técnica de Inteligência do Conselho.
Durante dois dias, os secretários de Segurança Pública de todo o país estarão reunidos com o objetivo de discutir políticas públicas para combate à criminalidade e troca de experiências e práticas exitosas entre as unidades da federação.
Entre os temas a serem debatidos estão os indicadores de criminalidade; o combate à violência política de gênero nas eleições 2024; prevenção e combate à violência contra produtores rurais; o projeto de Lei Nº 2.234/2022, que trata sobre a regulamentação de cassinos e jogos de azar; e as possibilidades de novas captações de recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública.
Outro assunto tema das discussões dos gestores, segundo o presidente do Consesp e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, são o furto e a comercialização irregular de armamentos de calibre restrito.
“Conversando com representantes de todo o país, temos percebido que em alguns estados têm registrado este tipo de crime a partir de acontecimentos específicos e esta é uma preocupação a nível nacional, porque muitos desses armamentos acabam caindo no mercado clandestino e até nas mãos do crime organizado, de quem todos os dias mais a gente combate. Precisamos discutir este tipo de assunto, inclusive junto ao Governo Federal, para sugerirmos e buscarmos soluções que interessam a todos nós e este é um dos objetivos do Consesp”, afirmou o secretário Sandro Avelar.
O Consesp reúne os secretários de Segurança Pública das unidades da Federação e tem, entre as missões, a de representar os interesses comuns das secretarias junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), bem como propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Para o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, a reunião serve também para reforçar a integração entre as unidades da federação, que inclusive tem resultado em ações conjuntas em âmbito nacional.
“Este Conselho é um grande rede de integração, com estados que se apoiam, que se efetivou ainda mais com a formação dos consórcios regionais, respeitando a diversidade desse país continental. Alagoas foi usuária dessa integração durante a execução da Operação Águia, em fevereiro deste ano, que cumpriu 69 mandados de prisão e 228 de busca e apreensão aqui e em mais de 16 estados. Em abril, também deste ano, fomos recepcionados no Mato Grosso do Sul pelo secretário Antônio Carlos Videira, numa noite de sexta-feira, na prisão de um feminicida que estava foragido há meses. Alagoas agradece o apoio e todas as ações conjuntas construídas pelo colegiado”, reforçou o secretário.
O secretário de Governo de Alagoas, Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas no Consesp, enalteceu os investimentos que o governo tem realizado nas diversas áreas e contribuído para a redução da violência no estado.
“Ano passado, Alagoas cresceu 6,5% e esse ano deve crescer 3,5%, resultando no estado do Nordeste com o maior crescimento econômico e o quarto com o maior índice do país. Esse crescimento, juntamente com os investimentos em educação, saúde e segurança, fazem Alagoas ter uma sensação de segurança reconhecida pelo turismo, que hoje é a nossa principal indústria. É por isso que nós não temos medido esforço em todo o governo para investir em segurança pública, dar todo o apoio à nossa inteligência, dar todo o apoio aos policiais que estão nas ruas, para que a gente tenha uma segurança pública de qualidade para aqueles que aqui vivem e para aqueles que nos visitam”, contextualizou Vitor Pereira.
Câmara Técnica de Inteligência
Entre os dias 27 e 28 de agosto, também acontece a reunião da Câmara Técnica de Inteligência de Segurança Pública (CTISP). Durante o evento específico, os representantes de todos os estados do país vão participar de palestras temáticas sobre o uso do videomonitoramento na Segurança Pública do Estado da Bahia, e sobre Operações Integradas, em especial contra o contrabando de cigarro.
Na oportunidade, os profissionais também trocaram informações para integração de sistemas usados em cada estado e serão apresentadas ferramentas de inteligência por empresas do ramo.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
