Tecnologia

Governador concederá Medalha Marechal Deodoro da Fonseca aos alunos campeões mundiais de robótica

Anúncio da entrega da honraria foi feita durante visita dos estudantes do Sesi ao Palácio República dos Palmares

Por 7Segundos, com Assessoria 02/09/2024 18h06
Governador concederá Medalha Marechal Deodoro da Fonseca aos alunos campeões mundiais de robótica
Vencedores da premiação com o governador Paulo Dantas - Foto: Assessoria do Governo de Alagoas

O governador Paulo Dantas anunciou que vai conceder a Medalha Marechal Deodoro da Fonseca aos alunos e professores do Sesi Cambona, que se sagraram campeões mundiais de uma da maiores competições de robótica do planeta, a Champions Awards, do Asia Pacific Open Championship First Lego. 

O título foi disputado em Sidney, na Austrália, no mês passado. O anúncio da entrega da maior honraria concedida pelo Governo do Estado aconteceu durante visita da equipe campeã ao Palácio República dos Palmares, nesta segunda-feira (2).

O governador destacou que a Medalha Marechal Deodoro da Fonseca será entregue como forma de reconhecimento à conquista histórica para a educação do estado. A data da solenidade ainda será definida. O gestor anunciou ainda a ampliação de investimentos em ciência e tecnologia. “Vamos investir quatro vezes mais nesta área. Serão cerca de duzentos milhões de reais nessa área”, ressaltou.

Paulo Dantas destacou também a importância de investimentos em ciência e tecnologia para o desenvolvimento socioeconômico do estado. “O Instituto CNP Brasil divulgou que Alagoas é, proporcionalmente, o segundo estado do Brasil, com maior concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Essa conquista faz parte da ação conjunta da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fapeal, junto à Universidade Federal de Alagoas e o Instituto Federal de Alagoas”, disse.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Silvio Bulhões, parabenizou a conquista dos alunos, e destacou o apoio do Governo de Alagoas e a parceira com a Fapeal. “O governo Paulo Dantas tem investido, fortemente, na ciência, tecnologia e inovação, e isso tem feito toda a diferença para que esses projetos sejam desenvolvidos. A Secti, junto a Fapeal possui um trabalho voltado, exclusivamente, para estimular esses jovens como, por exemplo, o edital de bolsas de Iniciação Científica Júnior para alunos do Sesi Senai, com foco no ensino médio, no empreendedorismo e na inovação”, afirmou. 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra, agradeceu a iniciativa de condecorar os campeões mundiais e reforçou o apoio do Governo do Alagoas para impulsionar a educação, principalmente, na área de ciência e tecnologia. “A educação é um dos pilares do desenvolvimento das pessoas e do nosso Estado. E as escolas Sesi, bem como o Governo do Estado têm contribuído nesta construção desse futuro brilhante”, destacou.