Alagoas deve ganhar Portal da Transparência para fiscalizar situação dos bairros afetados pela Braskem
O projeto de lei recebeu parecer favorável da CCJ da Assembleia Legislativa
A criação de um portal da transparência para o acompanhamento da situação dos bairros afetados pelo afundamento do solo, causado por décadas de mineração da Braskem, é tema de um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Leonam Pinheiro (União Brasil).
A matéria que visa acompanhar a destinação de recursos financeiros para a área afetada recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação nessa quinta-feira (19), sob a relatoria da deputada Fátima Canuto (MDB).
Ao portal 7Segundos, Leonam destacou que a criação deste Portal da Transparência garante que a população tenha confiança nas instituições públicas.
“Ao disponibilizar de forma clara e acessível os dados relacionados aos danos causados pela Braskem, bem como as verbas recebidas para mitigar esses impactos, o Portal da Transparência contribuirá para fortalecer a confiança da população nas instituições públicas", disse.
De acordo com a matéria, o Portal da Transparência terá as seguintes funcionalidades:
• Informações detalhadas sobre a extensão dos danos socioambientais nas áreas afetadas pela Braskem;
• Dados atualizados sobre as ações governamentais implementadas para a recuperação dessas áreas;
• Relatório periódicos sobre o andamento de projetos, obras e iniciativas relacionadas à reparação de danos;
• Detalhamento das verbas recebidas, sua destinação específicas e resultados alcançados;
• Mecanismos de participação cidadã, possibilitando o envio de questionamentos, sugestões e denúncias.
O projeto segue tramitando nas comissões temáticas da Casa de Tavares Bastos, para então ser apreciado pelo plenário da Assembleia Legislativa.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
