Política

Candidata do PT decide apoiar Lenilda Luna e não aparece em eventos de Rafael Brito

Nomes do PT mais ligados à esquerda ainda não “engoliram” o nome de Gaby Ronalsa como vice

Por Felipe Ferreira 23/09/2024 12h12
Candidata do PT decide apoiar Lenilda Luna e não aparece em eventos de Rafael Brito
Alycia da Bancada Negra apareceu em uma caminhada com Lenilda Luna - Foto: Reprodução / Redes sociais

A candidata a vereador de Maceió, Alycia Oliveira (PT), mais conhecida como Alycia da Bancada Negra, parece ter aderido ao grupo interno do PT que não faz campanha para Rafael Brito (MDB). Petistas que se consideram “esquerda raiz” abandonaram a campanha emedebista com a chegada de Gaby Ronalsa (PV), vereadora abertamente bolsonarista.

Nesse domingo (22) a candidata a vereadora esteve na Feira do Jacintinho participando de uma caminhada com Lenilda Luna (UP), que disputa à Prefeitura de Maceió.

Esse posicionamento da candidata aponta que ainda há um racha interno no PT - que decidiu apoiar Rafael Brito e indicar Gaby Ronalsa como vice -, visto que a composição arranjada de última hora trouxe uma vereadora de direita, abertamente bolsonarista, que defende pautas contrárias às defendidas pelo Partido dos Trabalhadores.

O Blog Politicando já havia trazido uma informação de que petistas “raiz” optaram por não apoiar Rafael Brito devido a escolha da vice.

A postura de Alycia confirma que de fato ainda há um mal-estar interno no PT, que pode demorar a ser superado.

Nas redes sociais da candidata petista não há nenhuma menção à candidatura majoritária de seu grupo, que seria a de Rafael Brito. Não há também fotos ou vídeos da candidata em eventos com o deputado federal emedebista.

Vale ressaltar que além de uma bolsonarista na chapa, o MDB tentou - e conseguiu - tirar o presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, da corrida eleitoral para conseguir o apoio de Lula e o tempo de rádio e TV.