Aprovada lei de Alexandre Ayres que cria campanha de combate a golpes financeiros contra idosos em AL
Entre as ações estão prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra o idoso

Foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) que institui a campanha de combate a golpes financeiros praticados contra idosos em Alagoas. Com o nº 9.368/2024, a nova legislação busca reduzir o registro de golpes contra idosos, em geral, praticados até mesmo dentro da própria família.
O principal objetivo é proteger as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento, auxílio e atenção às movimentações financeiras praticadas por idosos. A lei prevê, ainda, que o Estado promova as campanhas educativas que devem incluir orientações claras sobre como proceder em caso de tentativas ou ocorrências de golpes.
Entre as ações estão prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra o idoso; proteção e auxílio às vítimas de golpes financeiros; divulgação massiva dos golpes mais praticados contra idosos e os meios para evitá-los; orientação das condutas a serem tomadas após a constatação de que o idoso foi vítima de um golpe. "Essa é uma conquista importante para Alagoas e, juntos, vamos continuar avançando na proteção dos nossos idosos", elencou o parlamentar.
Ayres destacou que os idosos são as maiores vítimas de estelionato, sofrendo os mais diversos golpes financeiros, como as abordagens nas proximidades de caixas eletrônicos ou o golpe conhecido como "bilhete premiado", além de empréstimos com desconto direto na fonte sem o devido consentimento.
"São golpes como apropriações indébitas de recursos financeiros ou bens, administração fraudulenta de cartão de benefícios previdenciários, contratação de empréstimos financeiros sem o conhecimento do próprio idoso", concluiu o Ayres, reforçando que as campanhas darão maior amparo a essa camada importante da população.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
