Só a cada 80 mil anos: Cometa do Século passa pelo Brasil e pode ser visto
O cometa foi descoberto em janeiro de 2023
O C/2023 A3, considerado por astrônomos como o "Cometa do Século" por ser um dos mais brilhantes do século 21, atingiu nesta sexta-feira (27) seu ponto mais próximo do Sol. Ele ainda poderá ser avistado no céu brasileiro nos próximos dias. Saiba mais sobre o corpo celeste e como vê-lo. O que é o cometa do século?
O cometa foi descoberto em janeiro de 2023 por dois observatórios independentes, um na China (Observatório de Tsuchinshan) e outro no Havaí (pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System da NASA e da Universidade do Havaí). Por isso, seu nome oficial é Cometa Tsuchinshan-ATLAS, abreviado para C/2023 A3.
C/2023 A3 veio de nuvem. Sua origem é a nuvem de Öpik-Oort, composta por bilhões ou até trilhões de planetesimais voláteis — ou seja, assim como seu vizinho ele é composto por pedaços de gelo combinados a metano, amônia e outros detritos espaciais em torno de seu núcleo rochoso. Eles circundam o Sistema Solar.
Nanico dos céus. O núcleo do cometa possui cerca de 2 km de diâmetro e ele é considerado pequeno para os padrões destes corpos celestes, segundo a Associação Britânica de Astronomia.
Fotógrafos registraram fotos do cometa nos EUA e no Deserto do Atacama, no Chile. Oportunidade de vê-lo é única, segundo astrônomos. Especialistas consultados pela rede britânica BBC estimam que o cometa "visita" a porção interior do Sistema Solar a cada 80 mil anos.
Em outubro, o cometa atingirá seu brilho máximo, com magnitude que pode chegar entre -2,0 e -3,0 - quanto menor o número, mais intenso é o brilho. Cometas são geralmente compostos por gelo e poeira — e esse brilho é resultado da ação dos ventos solares.
O C/2023 A3 ganhou destaque por ser chamado de "Cometa do Século", e essa "fama" se deve ao seu brilho intenso e à expectativa de ser um dos cometas mais visíveis em décadas.
Últimas notícias
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Prefeitura de Maragogi facilita pagamento de tributos com opção via cartão de crédito
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
