Estudantes de escolas municipais participam do Vivenciando o Esporte
Etapa do projeto promove a atividade Lutas Escolares
Mais de 150 alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino participaram, neste sábado (28), no ginásio Arivaldo Maia, Jacintinho, da atividade esportiva Etapa de Lutas Escolares. A iniciativa integra as ações do projeto Vivenciando o Esporte.
A ação teve como objetivo valorizar, difundir e incentivar as diversas práticas de lutas educacionais realizadas nas escolas municipais. O evento é promovido pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), por meio da Coordenação Técnica de Esportes.
O projeto efetiva nas escolas municipais atividades esportivas em várias modalidades, como vôlei, futsal, basquete, muay thai, taekwon-do, jiu-jitsu, esgrima, boxe, judô e capoeira.
Participaram desta etapa estudantes de oito escolas municipais das unidades de ensino Cleto Marques Luz, Dom Miguel Felenon Câmara, Padre Pinho, Pedro Barbosa Júnior, João Feitosa, Cicera Lucimar, Antídio Vieira, Donizete Calheiros, Arnon de Melo e Floriano Peixoto.
Para a coordenadora de esportes da Semed, Walkiria Ramalho, a prática esportiva é uma forma prazerosa de aprendizagem, que contribui para o desenvolvimento da consciência, respeito e sociabilização.
“Sabemos que através do esporte, a gente educa. Criamos disciplina e fazemos com que os alunos procurem se identificar com uma modalidade e quem sabe, no futuro, ser um atleta representando o nosso País”, afirma Walkira.
José Manoel Chagas é professor de educação física da Escola Municipal João Feitosa, no Rio Novo. O profissional desenvolve um projeto de capoeira com as crianças da comunidade e elogiou a atividade, porque contribui com a formação dos alunos.
“As crianças se divertem, brincam e interagem tanto na didática, quanto na capoeira, quanto na luta, como no esporte, praticando assim a educação física”, revelou o professor.
Além de levar vários alunos da Escola Municipal Cleto Marques Luz, a diretora escolar Alexandra Cardoso, também pratica jiu-jitisu e dá exemplo.
“Temos 25 alunos que praticam o esporte após as aulas. Há integração, disciplina e as crianças evoluem em suas aulas e só conseguimos ver melhorias", explicou.
O estudante Luan Gustavo pratica jiu-jitsu na Cleto Marques Luz. “Estou nervoso, mas também muito feliz por estar aqui e mostrar a minha luta para os outros colegas”, afirmou Luan.
O evento contou também com a participação da aluna da Escola Municipal Pedro Suruagy, atual campeã estadual de jiu-jitsu, Evely Vitória, 10 anos, que venceu campeonatos em Pernambuco e Sergipe.
"Aqui é uma oportunidade de mostrar meu esporte favorito que é o jiu-jitsu e temos vários outros que teremos o prazer de conhecer”, frisou a campeã.
"Em novembro, vamos levá-la para participar de um campeonato da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu em Salvador e ainda tentar no ano que vem para o nacional, em São Paulo”, contou o professor e treinador da Evely, Alan Barros.