Segundo paciente submetido a transplante renal no Hospital do Coração Alagoano recebe alta
A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe multidisciplinar da unidade e o paciente foi liberado 17 dias após o procedimento

O paciente Izaildo de Araújo, de 53 anos, submetido a um transplante de rim no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, recebeu alta médica na tarde desta segunda-feira (30). Ele foi a segunda pessoa a ter um órgão transplantado na unidade, que foi a primeira da rede estadual de saúde a receber a habilitação do Ministério da Saúde (MS) para realizar esse tipo de procedimento de alta complexidade.
Para celebrar a alta médica de Izaildo de Araújo, a equipe do hospital vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) formou um corredor humano até a saída da unidade e aplaudiu o paciente, que não conteve as lágrimas e a emoção. O procedimento foi considerado um sucesso pela equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento e foi realizado no dia 13 deste mês, portanto, há 17 dias.
"Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, e depois a todos os profissionais aqui do hospital, que foram muito atenciosos e me trataram como se eu fosse da família deles. Foram 10 anos fazendo hemodiálise e estou saindo bem melhor do que entrei. Muito grato por essa nova oportunidade de viver e também preciso enaltecer o gesto nobre e muito importante do doador”, afirmou Izaildo de Araújo, ao deixar o hospital.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, presente nesta tarde no Hospital do Coração Alagoano, destacou que o sucesso dos primeiros transplantes realizados no local comprova que a unidade hospitalar possui capacidade técnica para realizar cirurgias de alta complexidade.
“Hoje é um dia muito feliz para a saúde de Alagoas. O Governo Paulo Dantas segue investindo e tem garantido o avanço da saúde para os alagoanos. A habilitação do Hospital do Coração Alagoano para a realização de transplantes é um importante marco e ficamos muito felizes com esses primeiros resultados positivos. Muitos outros avanços virão pela frente”, comemorou o titular da pasta da saúde estadual.
BOA EVOLUÇÃO
Segundo a médica nefrologista do Hospital do Coração Alagoano, Nathália Monteiro, o paciente reagiu muito bem ao transplante. “Tudo foi dentro do esperado. A evolução do seu Izaildo foi muito boa. É importante destacar que tudo o que o paciente precisa, estamos tendo acesso para oferecer a ele. A gente fica muito emocionado e é muito gratificante quando concedemos a tão esperada alta, após um procedimento tão complexo”, disse.
Quem também acompanhou a alta médica de Izaildo de Araújo foi o secretário-executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, que frisou o empenho da pasta para realizar transplantes no hospital. “Estamos muito felizes com o sucesso do transplante do Izildo. A realização desse transplante é um avanço enorme para o SUS [Sistema Único de Saúde] em Alagoas. O Governo Paulo Dantas vai seguir investindo recursos e capacitando nossos profissionais para assegurar o melhor tratamento disponível para cada alagoano”, pontuou.
O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, ressaltou o comprometimento de toda a equipe da unidade. “Nossos profissionais estão de parabéns e o Governo Paulo Dantas também. Ver o sucesso dos primeiros transplantes e a ótima recuperação dos pacientes nos enche de orgulho e nos motiva a continuar. Reafirmo que isso tudo ainda é o começo. Estamos escrevendo uma linda história na saúde de Alagoas”, afirmou o gestor da unidade.
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
