Recebe alta 1° paciente submetido a transplante renal no Hospital do Coração Alagoano
José Amorim Barbosa, de 43 anos, passou pelo procedimento cirúrgico no dia 13 deste mês
O Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, celebrou, nesta terça-feira (24), a alta médica de José Amorim Barbosa, de 43 anos, primeiro paciente submetido a um transplante renal na unidade hospitalar. Ele passou pelo procedimento cirúrgico no dia 13 deste mês, depois que o equipamento de saúde foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar o procedimento, o que representa um marco para a saúde pública de Alagoas.
O transplante de José Amorim ocorreu de forma bem-sucedida, sem intercorrências, demonstrando a eficiência e a capacidade técnica do Hospital do Coração Alagoano em realizar cirurgias de alta complexidade.
"Estou muito feliz e grato por ter essa oportunidade de viver novamente. A equipe foi incrível, e me sinto preparado para essa nova fase da minha vida", afirmou José Amorim, emocionado ao deixar a unidade hospitalar.
O irmão do paciente, André Tertulino Barbosa, que esteve ao lado dele durante todo o processo, também expressou sua gratidão pelo fato de o irmão ter conseguido o tão sonhado transplante.
"Foram momentos de muita ansiedade, mas a equipe do Hospital do Coração Alagoano nos deu todo o suporte e confiança. Agora, meu irmão pode recomeçar com saúde", frisou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou que o fato de o Hospital do Coração Alagoano ter sido habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de órgãos é um avanço significativo para o SUS [Sistema Único de Saúde] no Estado.
"Agora, podemos atender de forma mais eficaz os pacientes que necessitam desse transplante, reduzindo a lista de espera e proporcionando mais qualidade de vida para o povo alagoano”, destacou o gestor.
Habilitação
O Hospital do Coração Alagoano é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização de transplantes de rim, coração e fígado. A alta de José Amorim reforça o compromisso da unidade hospitalar em transformar a vida dos pacientes e da população alagoana com um atendimento humanizado e de qualidade.
Para o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, essa conquista representa um avanço significativo para o Estado de Alagoas.
“Nosso objetivo sempre foi oferecer o melhor atendimento possível aos nossos pacientes. Realizar o primeiro transplante de rim da Rede Estadual de Saúde e ver a recuperação de José Amorim é motivo de orgulho para toda a equipe. Este é apenas o começo de muitos outros avanços que ainda estão por vir”, pontuou.