JHC é reeleito no primeiro turno e administrará Maceió por mais quatros anos
Com 37 anos, ele já foi deputado estadual e federal por Alagoas
João Henrique Caldas (JHC), atual prefeito de Maceió, foi reeleito no primeiro turno das eleições municipais deste domingo (6) com uma expressiva margem de votos.
A vitória veio com uma porcentagem de 83,25% (379.544 votos), contra 50.084 de Rafael Brito (MDB), 12,75%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consolidando sua permanência no comando da capital alagoana por mais quatro anos. JHC, que é filiado ao Partido Liberal (PL), contará com Rodrigo Cunha como vice-prefeito para a nova gestão.
JHC tem 37 anos. Formado em Direito, o prefeito possui uma carreira política marcada por sucessos. Ele é casado, pai e filho do também político João Caldas da Silva e de Eudócia Maria Holanda de Araújo, herdando a veia política.
JHC foi eleito prefeito pela primeira vez em 2020, no segundo turno, quando conquistou 58,64% dos votos válidos, derrotando Alfredo Gaspar de Mendonça. Sua carreira política decolou ainda nas eleições de 2014, quando foi o deputado federal mais votado de Alagoas. Posteriormente, em 2018, JHC se destacou nacionalmente, sendo o deputado federal proporcionalmente mais votado do Brasil.
Mudança de Partido
Em 2022, JHC deixou o PSB e se filiou ao Partido Liberal (PL). A mudança aconteceu durante o segundo turno das eleições presidenciais daquele ano, quando ele decidiu apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro.