Vitória: projeto de Alfredo Gaspar que impõe limites ao STF é aprovado
Em um dia histórico para a Comissão, o projeto recebeu 36 votos favoráveis e 13 contrários
O substitutivo do deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas) ao Projeto de Lei 4754/2016, que visa definir novas hipóteses de crimes de responsabilidade para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovado nesta quarta-feira (09) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Em um dia histórico para a Comissão, o projeto recebeu 36 votos favoráveis e 13 contrários.
Em sua fala, o parlamentar alagoano destacou a importância de limitar o ativismo judicial, afirmando que o papel do parlamento é crucial para garantir o respeito à Constituição e às leis, sem exceções. “Diante dos excessos e abusos de autoridade cometidos por membros do STF, relatei e apresentei um substitutivo ao PL 4754/2016 na CCJC sobre os crimes de responsabilidade de ministros da Corte. O respeito à Constituição é uma obrigação de todos, sem exceções”, declarou Alfredo Gaspar.
Ainda sobre a importância do projeto, Alfredo Gaspar ressaltou que o substitutivo tem como objetivo incluir, no âmbito dos crimes de responsabilidade dos ministros do STF, normas que já fazem parte, em sua maioria, da Lei Orgânica da Magistratura Nacional. Segundo o alagoano, é fundamental que os membros do STF sejam tratados com as mesmas responsabilidades aplicáveis a outros magistrados, sem distinção.
O deputado enfatizou que a proposta não se trata de uma medida isolada, mas sim de uma adequação necessária para que os ministros do STF respondam por suas ações, como qualquer outro membro do Judiciário.
Veja também
Últimas notícias
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Em Piranhas, menor é apreendido e jovem é preso com drogas e arma de fogo
Suspeito de tráfico e adulteração de arma ligado ao Comando Vermelho é preso em Rio Largo
Casal é conduzido à delegacia após briga com foice e machado na zona rural de Taquarana
Policiais do 6º BPM prendem em Maragogi suspeito de integrar facção criminosa que atua na região
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
