Atuação de Alfredo Gaspar na Segurança Pública o torna referência no Parlamento
Entre os projetos de Alfredo Gaspar já aprovados na Câmara dos Deputados, estão o PL 3780/2023, que aumenta as penas para crimes como latrocínio, furto, roubo e receptação

O combate à criminalidade sempre foi uma das pautas prioritárias para o deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas). O parlamentar apresentou, ao longo dos últimos anos, diversos projetos que fortalecem as leis, punem com mais rigor os criminosos e garantem mais segurança para os brasileiros, alguns deles já aprovados no plenário da Câmara dos Deputados.
Com uma trajetória voltada para o combate ao crime, Alfredo Gaspar, que foi Promotor de Justiça e Secretário de Segurança Pública de Alagoas, tem se consolidado no Parlamento como referência no tema. No último mês de julho, foi escolhido como coordenador do Grupo de Trabalho - Organização Criminosa e Infrações Penais (GT-CSPCCO), que visa implementar projetos voltados a punir com mais rigor o crime organizado.
“Combater a violência sempre foi minha prioridade. Foi assim quando fui Promotor de Justiça, Secretário de Segurança, e agora como Deputado Federal. Sempre estive à frente na luta contra o crime", afirmou Alfredo Gaspar. "No Congresso, apresentei diversos projetos que fortalecem as leis, punem com mais rigor os criminosos e garantem mais segurança, alguns já aprovados. Sigo firme nessa missão. O povo alagoano pode contar comigo."
Entre os projetos de Alfredo Gaspar já aprovados na Câmara dos Deputados, estão o PL 3780/2023, que aumenta as penas para crimes como latrocínio, furto, roubo e receptação, proporcionando mais segurança para o cidadão; e o PL 5671/2023, que cria mecanismos de segurança nas escolas, como o botão de pânico e câmeras de vigilância, além de treinamento para prevenir ataques, oferecendo mais proteção aos alunos e funcionários.
Já com o parecer do relator lido e o texto proposto por Alfredo Gaspar mantido integralmente na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) está o PL 2322/2023, que propõe a castração química para criminosos sexuais como forma de evitar a reincidência, reforçando o compromisso do deputado com a proteção das vítimas de violência sexual.
"Os crimes sexuais têm se tornado uma verdadeira epidemia no país. A impunidade não pode ser a regra. É por isso que propus um projeto de lei que trata da castração química para estupradores. Bandido dessa qualidade precisa de tratamento duro e medidas eficientes. Espero que, após as eleições, esse projeto volte à pauta da CCJC", comentou o deputado alagoano.
Ainda para a proteção das mulheres, o deputado apresentou o PL 821/2023, que prevê a prisão preventiva para homens que ameaçam mulheres no ambiente doméstico, reforçando as medidas protetivas em casos de violência doméstica.
Outros projetos incluem:
- PL 1112/2023: Cumprimento de 80% da pena para condenados por homicídios de agentes de segurança ou familiares.
- PL 2233/2023: Punições mais severas para crimes dolosos continuados com violência ou grave ameaça.
- PL 2503/2024: Duplicação da pena para detentos que fogem e fim da liberdade provisória para quem descumpre medidas cautelares.
- PL 2321/2023: Proibição de visitas íntimas para condenados por crimes graves no regime fechado.
- PL 5666/2023: Segurança para motoristas de táxi e aplicativos com a instalação de cabines blindadas.
- PL 1741/2023: Internação compulsória para inimputáveis, com penas de 7 a 15 anos, dependendo do crime, sendo a liberação condicionada a um tempo mínimo e laudo médico.
Alfredo Gaspar também é o autor da proposta da CPI do Crime Organizado, já protocolada na Câmara, que visa investigar o crime organizado no Brasil.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Três pessoas ficam presas às ferragens de carro em acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria

Em evento em Sergipe, Marcelo Beltrão apresenta experiências que marcaram a Educação de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
