Alfredo Gaspar aprova Projeto de Lei que garante proteção a advogados sob ameaça
O projeto segue agora para o Senado

O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) aprovou, nesta quarta-feira (16), como relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o Projeto de Lei 5109/2023, que visa garantir proteção a advogadas e advogados que sofram ameaças, coação ou violência no exercício da profissão. O projeto segue agora para o Senado.
“A aprovação desse projeto de lei é necessária, considerando o papel importante da advocacia no nosso país. Ele surge em resposta aos riscos que temos visto diariamente para a categoria. Este ano, vários advogados sofreram com a violência, alguns, infelizmente, até assassinados devido ao exercício de suas funções. Este projeto traz medidas que valorizam e protegem nossos advogados e advogadas”, afirmou o deputado alagoano.
Para a aprovação do texto final do projeto de lei, que é de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), o deputado Alfredo Gaspar teve um papel fundamental, já que foi relator também na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), onde aprovou um texto substitutivo que deu origem ao projeto final.
“É imperativo que os advogados possam exercer seu papel essencial na Justiça sem viver sob constante temor por sua integridade física e profissional”, declarou Alfredo Gaspar.
O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Assis, agradeceu o empenho do parlamentar. “Esse projeto é muito importante para a advocacia brasileira. Só temos a agradecer ao deputado Alfredo Gaspar, que assumiu a responsabilidade por esse projeto, defendeu-o na Comissão de Segurança Pública e conseguiu aprovar, por unanimidade, agora na CCJC. Nossa gratidão”, colocou.
Veja também
Últimas notícias

Empresas de entregas estão extraviando cartões de crédito e descartando material nas ruas de Arapiraca, diz denúncia

Influenciador alagoano Rico Melquíades se cala após pergunta sobre confissão de crimes

Padrasto é preso por morte de criança de dois anos; laudo aponta que menino sofreu agressão

JHC e Renan Filho são vistos no Palácio do Planalto e reforça ida do prefeito para o PSB
Alfredo Gaspar ganha status de celebridade da direita após relatório que pode beneficiar Bolsonaro no STF

Lula reclama de vazamento de conversa com presidente chinês e Janja e diz que era confidencial
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
