Alfredo Gaspar aprova Projeto de Lei que garante proteção a advogados sob ameaça
O projeto segue agora para o Senado
O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) aprovou, nesta quarta-feira (16), como relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o Projeto de Lei 5109/2023, que visa garantir proteção a advogadas e advogados que sofram ameaças, coação ou violência no exercício da profissão. O projeto segue agora para o Senado.
“A aprovação desse projeto de lei é necessária, considerando o papel importante da advocacia no nosso país. Ele surge em resposta aos riscos que temos visto diariamente para a categoria. Este ano, vários advogados sofreram com a violência, alguns, infelizmente, até assassinados devido ao exercício de suas funções. Este projeto traz medidas que valorizam e protegem nossos advogados e advogadas”, afirmou o deputado alagoano.
Para a aprovação do texto final do projeto de lei, que é de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), o deputado Alfredo Gaspar teve um papel fundamental, já que foi relator também na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), onde aprovou um texto substitutivo que deu origem ao projeto final.
“É imperativo que os advogados possam exercer seu papel essencial na Justiça sem viver sob constante temor por sua integridade física e profissional”, declarou Alfredo Gaspar.
O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Assis, agradeceu o empenho do parlamentar. “Esse projeto é muito importante para a advocacia brasileira. Só temos a agradecer ao deputado Alfredo Gaspar, que assumiu a responsabilidade por esse projeto, defendeu-o na Comissão de Segurança Pública e conseguiu aprovar, por unanimidade, agora na CCJC. Nossa gratidão”, colocou.
Veja também
Últimas notícias
Cibele Moura comemora Código de Proteção à Pessoa com TEA: “Maior lei do país para cuidado de famílias atípicas”
Corpo que seria de criança autista desaparecida é encontrado boiando em córrego no Benedito Bentes
Prefeita assina ordem de serviço para construção de nova creche em Porto Calvo
Polícia prende ex-ator Global após condenação por estupro de vulnerável
Idoso que desapareceu ao sair de Paripueira é encontrado com vida em Maceió
Mega-Sena, concurso 2.979: uma aposta vence e leva sozinha mais de R$ 158 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
