SSP deflagra operação de combate à violência doméstica e lança novo canal de atendimento
Através dos números da central Lila, cidadãs poderão esclarecer dúvidas sobre a rede de apoio à mulher

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deflagrou, nesta terça-feira (22), uma operação com o objetivo de averiguar 32 denúncias de violência contra a mulher em Maceió e no interior do estado. A ação também marcou o lançamento da Lila, um canal de atendimento que vai auxiliar mulheres vítimas de violência a entenderem o funcionamento dos canais de denúncia, atendimento e apoio psicossocial disponíveis em Alagoas.
O novo serviço é uma parceria da SSP com as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), através da Rede de Atenção às Violências (RAV), e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
Ao longo do dia, equipes da Patrulha Maria da Penha, das Bases Comunitárias da Polícia Militar e das Delegacias Especializadas de Defesa dos Direitos da Mulher I e II (DEDDM I e II) visitaram endereços em Maceió, Arapiraca, Penedo e Barra de São Miguel, indicados por meio de denúncias anônimas recebidas pelo Disque-Denúncia no número 181, no site https://disquedenuncia.seguran... e no aplicativo Disque-Denúncia Alagoas.
Segundo a chefe da Patrulha Maria da Penha, major Dayana, as operações integradas contínuas, realizadas em parceria, são essenciais para mostrar que as mulheres contam com o apoio das forças policiais no combate às relações abusivas.
“Durante a averiguação das denúncias, os policiais informam as mulheres sobre seus direitos e apresentam quais são os encaminhamentos, tanto no âmbito das instituições policiais, quanto nas instituições públicas à disposição para o direcionamento de suas demandas”, explicou.
Segundo a chefe do Disque-Denúncia, Eliane Araújo, o canal de atendimento Lila surgiu durante a averiguação das denúncias, quando se constatou a necessidade de um meio de comunicação no qual as mulheres pudessem entender o fluxograma de uma denúncia e a atuação de cada uma das instituições que compõem a rede de apoio à mulher no Estado.
“A central Lila é um serviço pensado para acolher as mulheres. É um número para o qual elas podem ligar, tirar todas as suas dúvidas e serem orientadas. Com as atendentes, elas poderão esclarecer dúvidas sobre o passo a passo de um procedimento policial, onde encontrar apoio psicológico, assistência social ou qualquer outro serviço", esclareceu.
Ao ligar ou enviar uma mensagem de WhatsApp para os números (82) 9 8867-6434 e (82) 9 8882-9765, as mulheres são direcionadas para atendentes do Centro Especializado em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAM) e da Rede de Atenção às Violências (RAV), que estarão à disposição para ouvir as cidadãs e repassar todas as informações solicitadas, de maneira fácil, didática e humanizada.
Veja também
Últimas notícias

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
