Diante da irritação de Lula com Maduro, Brasil discorda da entrada da Venezuela nos Brics
Venezuela tenta conversar com o Brasil sobre o assunto desde a Assembleia da ONU, mas esbarra em problema das eleições no país
Kazan — A reunião de cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, será palco de um embate diplomático entre o Brasil e a Venezuela, que começou depois que Nicolás Maduro não aceitou a derrota nas eleições. Nos bastidores, o governo brasileiro se manifestou contra a entrada dos venezuelanos com parceiro do grupo de países emergentes.
Nesta terça-feira (22), Lula conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin. Ao mesmo tempo, Maduro desembarcou de surpresa na sede do encontro. A chegada é vista como um sinal de apoio de Putin à inclusão do país sul-americano na lista de parceiros.
A partir desta quarta-feira (23), os chefes de Estado analisam a reivindicação de cerca de 30 países interessados em ingressar no Brics. A inclusão da Venezuela conta com apoio da Rússia, mas esbarra em uma forte resistência do brasil, que não reconheceu a reeleição de Maduro.
A diplomacia venezuelana tenta argumentar com o Itamaraty desde a Assembleia das Nações Unidas, em setembro. Mas a ideia não tem a simpatia do presidente lula, que anda irritado com Maduro.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a entrada da Venezuela nos Brics seria analisada durante a 16ª Cúpula do grupo. Questionado pela RECORD se havia alguma chance de o Brasil vetar a participação venezuelana, Vieira respondeu: “Tudo será examinado pelos chefes de Estado”.
Inicialmente, os Brics reuniam Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Entraram para o grupo posteriormente Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. Será a primeira cúpula com os novos integrantes, que são considerados membros plenos e, por isso, também têm poder de veto.
Últimas notícias
Três são presos em operação do MP contra fraudes em concursos em AL e PE
Atriz Laura Cardoso morre aos 98 anos em São Paulo
Porto Calvo e Maragogi se preparam para ampliar comunicação com TV digital e nova rádio regional
Casas Bahia pedem recuperação judicial: Entenda como funciona processo
Muro desaba sobre carros no Centro de Rio Largo e deixa danos materiais
Casa do Autista de Maceió amplia cuidado com acompanhamento psiquiátrico
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
