No Brics, Lula propõe alternativas de pagamento para reduzir dependência do dólar
O presidente também abordou a importância da cooperação entre os bancos dos países membros, sugerindo o desenvolvimento de linhas de crédito em moedas locais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de o Brics desenvolver alternativas de pagamento para facilitar transações entre os países do bloco, com o objetivo de diminuir a dependência do dólar. Ele enfatizou que essa iniciativa não deve substituir as moedas locais, mas sim contribuir para a construção de uma ordem financeira multipolar no cenário internacional. Durante a cúpula do Brics, que participou por videoconferência, Lula teve que cancelar sua viagem à Rússia devido a um acidente doméstico.
Em sua fala, ele também abordou a importância da cooperação entre os bancos dos países membros, sugerindo que instituições de desenvolvimento criem linhas de crédito em moedas locais, visando apoiar pequenas e médias empresas. O presidente lembrou que os países que compõem o Brics representam 36% do PIB mundial e detêm uma parte significativa dos recursos naturais do planeta.
No entanto, ele observou que os fluxos financeiros ainda favorecem as nações mais ricas, o que reforça a necessidade de iniciativas que busquem mudar essa dinâmica. Lula reafirmou que as ações propostas pelo Brics têm como objetivo desafiar essa lógica financeira predominante, promovendo um sistema mais equitativo e que beneficie todos os países do bloco.
Veja também
Últimas notícias
Unidades de conservação do Brasil participam de exposição na Alemanha
Saiba como fica o funcionamento do trânsito no entorno do Riacho Salgadinho
Tradição e inovação marcam encenação da Paixão de Cristo no Morro Santo
Vereador Kelmann Vieira renuncia à liderança do governo na Câmara de Maceió
Corpo de segundo jovem desaparecido é localizado no Rio Ipanema
Maceió inicia circulação do Ônibus da Mulher para ampliar proteção às passageiras
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
MPF cobra medidas protetivas ao rio Mundaú e lagoas Mundaú e Manguaba
