Alagoas Mais Verde: programa de arborização do IMA contabiliza mais de 1,6 mi de mudas plantadas
Iniciativa abrange tanto áreas urbanas quanto rurais, priorizando o plantio de espécies nativas como a craibeira
O programa Alagoas Mais Verde, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), já contabiliza o plantio de mais de 1,6 milhão de mudas nativas em diversos municípios. Entre as principais ações do programa estão a recuperação de áreas degradadas e o projeto Calçada Verde, que promove a arborização de calçadas em Maceió por meio de solicitações.
Essas iniciativas abrangem tanto áreas urbanas quanto rurais, priorizando o plantio de espécies nativas como a craibeira (Tabebuia aurea). As ações são realizadas em parceria com secretarias de meio ambiente municipais, escolas, ONGs, outras instituições e a sociedade civil. O objetivo é promover práticas contínuas de preservação e plantio de novas mudas.
O Alagoas Mais Verde realiza arborização, reflorestamento e recomposição de matas ciliares em todos os municípios alagoanos. As ações de plantio podem ser solicitadas por meio do Portal Ambiental (IMA+). O programa também visa restaurar áreas de proteção permanente (APP), como nascentes e margens de cursos d'água.
O projeto Calçada Verde, que faz parte do programa, realiza plantios individuais nos bairros de Maceió. Segundo Paulo Lira, biólogo e consultor ambiental do IMA, o projeto já atendeu cerca de 70 solicitações, contemplando 18 bairros de Maceió, com aproximadamente 120 mudas plantadas. “Além disso, temos a intenção de expandir o Calçada Verde para outros municípios, de onde já recebemos muitas solicitações”, explicou Lira.
O projeto pode ser solicitado pelo site do IMA ou através do link: https://docs.google.com/forms/... , pelo qual o solicitante deve fornecer informações como identificação, contato, endereço, além de fotos e dimensões da calçada. Outra opção é solicitar pelo WhatsApp do IMA: (82) 98833-9407, na opção 5 – Gerência de Educação Ambiental.
Mudômetro
O IMA utiliza o mudômetro, um dispositivo eletrônico localizado na fachada da sede do órgão, no Shopping Cidade, em Maceió, que contabiliza o número de mudas plantadas, com dados fornecidos pelo aplicativo "Alagoas + Verde". Segundo Paulo Lira, os números são gerados por relatórios internos de ações de recuperação e de solicitações feitas por secretarias de Meio Ambiente e pelo projeto Calçada Verde.
Lira também informou que os dados referentes ao terceiro e quarto trimestres serão divulgados em breve. “Esses números, incluindo as ações registradas por meio do aplicativo Alagoas Mais Verde, serão contabilizados. Já ultrapassamos 1 milhão e 600 mil mudas plantadas, e nosso viveiro está em plena produção, fornecendo mudas para plantio em todo o estado, com o apoio de viveiros parceiros”, concluiu.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
