Alagoas Mais Verde: programa de arborização do IMA contabiliza mais de 1,6 mi de mudas plantadas
Iniciativa abrange tanto áreas urbanas quanto rurais, priorizando o plantio de espécies nativas como a craibeira
O programa Alagoas Mais Verde, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), já contabiliza o plantio de mais de 1,6 milhão de mudas nativas em diversos municípios. Entre as principais ações do programa estão a recuperação de áreas degradadas e o projeto Calçada Verde, que promove a arborização de calçadas em Maceió por meio de solicitações.
Essas iniciativas abrangem tanto áreas urbanas quanto rurais, priorizando o plantio de espécies nativas como a craibeira (Tabebuia aurea). As ações são realizadas em parceria com secretarias de meio ambiente municipais, escolas, ONGs, outras instituições e a sociedade civil. O objetivo é promover práticas contínuas de preservação e plantio de novas mudas.
O Alagoas Mais Verde realiza arborização, reflorestamento e recomposição de matas ciliares em todos os municípios alagoanos. As ações de plantio podem ser solicitadas por meio do Portal Ambiental (IMA+). O programa também visa restaurar áreas de proteção permanente (APP), como nascentes e margens de cursos d'água.
O projeto Calçada Verde, que faz parte do programa, realiza plantios individuais nos bairros de Maceió. Segundo Paulo Lira, biólogo e consultor ambiental do IMA, o projeto já atendeu cerca de 70 solicitações, contemplando 18 bairros de Maceió, com aproximadamente 120 mudas plantadas. “Além disso, temos a intenção de expandir o Calçada Verde para outros municípios, de onde já recebemos muitas solicitações”, explicou Lira.
O projeto pode ser solicitado pelo site do IMA ou através do link: https://docs.google.com/forms/... , pelo qual o solicitante deve fornecer informações como identificação, contato, endereço, além de fotos e dimensões da calçada. Outra opção é solicitar pelo WhatsApp do IMA: (82) 98833-9407, na opção 5 – Gerência de Educação Ambiental.
Mudômetro
O IMA utiliza o mudômetro, um dispositivo eletrônico localizado na fachada da sede do órgão, no Shopping Cidade, em Maceió, que contabiliza o número de mudas plantadas, com dados fornecidos pelo aplicativo "Alagoas + Verde". Segundo Paulo Lira, os números são gerados por relatórios internos de ações de recuperação e de solicitações feitas por secretarias de Meio Ambiente e pelo projeto Calçada Verde.
Lira também informou que os dados referentes ao terceiro e quarto trimestres serão divulgados em breve. “Esses números, incluindo as ações registradas por meio do aplicativo Alagoas Mais Verde, serão contabilizados. Já ultrapassamos 1 milhão e 600 mil mudas plantadas, e nosso viveiro está em plena produção, fornecendo mudas para plantio em todo o estado, com o apoio de viveiros parceiros”, concluiu.
Últimas notícias
Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente na Avenida Fernandes Lima
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para o Dia de Finados
Restauração do Colégio Judith Paiva, em Rio Largo, tem previsão de entrega para 2027
Alexandre Fleming critica bloqueio de acesso à Assembleia Legislativa de AL
Obras de duplicação da BR-316 seguem em andamento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
