Meio ambiente

Alagoas Mais Verde ultrapassa marca de 28 mil árvores plantadas em 2020

Sete cidades já foram contempladas com projeto que chega perto de um milhão de mudas distribuídas

Por Ascom IMA 30/09/2020 14h02
Alagoas Mais Verde ultrapassa marca de 28 mil árvores plantadas em 2020
Projeto só é possível com apoio entre órgão estadual e prefeituras, com o zelo da população - Foto: Ascom IMA

O início da primavera é marcado pelo florescimento das árvores e, logo em breve, as populações de várias cidades alagoanas poderão o renascimento de áreas degradadas. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) plantou mais 28.150 mil mudas em sete municípios, através do Alagoas Mais Verde.

O projeto não parou mesmo durante a pandemia da Covid-19 e está cada vez mais próximo da marca de 1 milhão de árvores plantadas em cinco anos, número só possível com a parceria do órgão estadual e as prefeituras. Ainda assim, foi necessário adequar as atividades para garantir a segurança de todos e a continuidade do trabalho ambiental.

“O Alagoas Mais Verde é um projeto valioso para nós porque alia o plantio de mudas com educação ambiental”, declara Paulo Lira, consultor da Gerência de Educação Ambiental (Gedam/IMA).

Ele também comenta as mudanças necessárias para a conjuntura de pandemia. “Antes da crise do novo coronavírus, trabalhávamos juntos de escolas e prefeituras. Juntávamos todos em ações para plantio em áreas urbanas e, principalmente, arborização de escolas. Agora estamos fazendo plantio mais técnico, voltado para recuperação de áreas degradadas”, afirma.

Resguardando a população, o IMA pode ir para lugares mais necessitados, mesmo que de difícil acesso, como encosta de rio para restauração de mata ciliar, trabalho que exige atenção diante do solo lamacento e possível presença de cobras peçonhentas.

Desde junho deste ano, o projeto Alagoas Mais Verde já plantou mudas em Palmeira dos Índios, Taquarana, Penedo, Barra de São Miguel, Roteiro, São Miguel dos Campos e Campestre.

Com o zelo da população e das prefeituras, Paulo Lira acredita que as próximas primaveras serão mais floridas nessas cidades. “Esperamos que esses plantios surtam efeito e tragam uma qualidade ambiental mais adequada”, comenta.