Comitiva do Maranhão visita Alagoas e conhece programas “AVC Dá Sinais” e “Bate Coração”
Representantes também estiveram na UPA de Jaraguá e na Central de Urgência Integrada do Samu e Corpo de Bombeiros

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, nesta terça-feira (5), uma comitiva do Governo do Estado do Maranhão para uma visita a unidades da Rede Estadual de Saúde. O intercâmbio teve como objetivo conhecer os programas de referência implementados pelo Governo de Alagoas, como o AVC Dá Sinais e o Bate Coração, voltados ao tratamento de pacientes acometidos por derrame e infarto, respectivamente.
Durante a visita, o grupo conheceu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá, o Hospital do Coração Alagoano, onde está situado o Bate Coração; e o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), onde funciona a Central do AVC Dá Sinais.
Ainda em Alagoas, a comitiva maranhense visitou a Central de Urgência Integrada do Programa Salva Mais, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).
O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, recepcionou a comitiva do Maranhão, representando o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Ele ressaltou o compromisso em discutir políticas públicas para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) ainda mais fortalecido e qualificado.
“Alagoas passou por uma grande transformação por meio do comando do nosso secretário Gustavo Pontes de Miranda e do nosso governador Paulo Dantas na saúde do Estado. Esses dois programas trazem grandes resultados para Alagoas e estamos compartilhando as nossas experiências para que eles possam levar para o Maranhão dois exemplos de assistência ao AVC e ao infarto”, salientou o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau.
Já a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de Saúde do Maranhão, Nayane Farias, pontuou que a troca de experiências entre os Estados irá ajudar na implantação do programa Bate Coração na saúde pública maranhense. Ela explica que durante a estadia em Alagoas o grupo foi apresentado aos protocolos e fluxos de atendimento dos programas.
“Iremos levar daqui experiências exitosas que são esses dois projetos, tanto o programa AVC quanto o Bate Coração. O do AVC já foi implantado no Maranhão, inclusive de expansão para o interior do Estado, e o do Coração é uma novidade para nós. Por isso, viemos conhecer como é o fluxo de atendimento, como são todos os trâmites em nível de porta de urgência e emergência até o paciente chegar a ser trombolisado e ser transferido para uma unidade hospitalar que dará continuidade a todo o tratamento”, destacou a coordenadora.
Programas
Os programas implantados em Alagoas se destacam pela excelência no tratamento de pacientes acometidos por AVC e infarto, atuando na assistência pré e hospitalar. Lançado em agosto de 2021, o Programa AVC Dá Sinais já beneficiou milhares de alagoanos, por meio de um aplicativo de telemedicina, que agiliza o diagnóstico da doença, conhecida popularmente como AVC.
A iniciativa melhora a estrutura da Linha de Cuidado do AVC e descentraliza o atendimento de referência, que era realizado só em Maceió. A plataforma integra as UPAs, hospitais e ambulâncias do Samu, para que a triagem e a definição de condutas sejam mais rápidas e efetivas. Com isso, é agilizado o tratamento do paciente e são minimizados os riscos de sequelas e óbitos.
Já o programa Bate Coração reduz o tempo-resposta e aperfeiçoa o tratamento efetivo do infarto. Por meio de aplicativo, ele disponibiliza informações relevantes, em tempo real, para os profissionais de saúde. A plataforma funciona semelhante a do AVC Dá Sinais.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
