Hospital Universitário realiza mutirão de cirurgias de reconstrução mamária
Ação é parte Projeto “Ebserh em Ação” e contou com a participação de cirurgiões plásticos, residentes e equipe multiprofissional
No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu um mutirão de cirurgias de reconstrução mamária. O mutirão faz parte do Projeto “Ebserh em Ação”, que visa ampliar o acesso a cirurgias e exames em hospitais universitários federais. No dia 26 de outubro, foram realizados quatro procedimentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que a reconstrução de uma parte do corpo, o procedimento ajudou a restaurar sonhos, sorrisos e esperanças.
As reconstruções foram realizadas por 10 cirurgiões plásticos, que se voluntariaram para esse momento, e residentes de cirurgia geral e anestesiologia do Hospital. Uma das pacientes foi Eufrásia Vasconcellos, 53 anos, que descobriu o câncer de mama em 2022. “A aréola do meu peito retraiu e a biópsia mostrou o câncer. Fiz o tratamento e já fazia um tempo que estava aguardando esse procedimento de reconstrução. Agora estou muito feliz”, destacou.
Allian Bezerra da Silva, de 33 anos, descobriu a doença ao apalpar uma das mamas. A moradora de São José da Lage lembrou como foi receber o diagnóstico. “Foi muito difícil. Passei dias isoladas me perguntando o motivo, mas levantei a cabeça e encarei. Fiz o tratamento no hospital universitário e fui muito bem atendida pela equipe. Só tenho gratidão”, destacou.
O chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado do HU, Newton de Barros Melo Neto, destacou a importância de ações como essas. “É uma alegria imensa prestar esse serviço com qualidade e com segurança, poder acolher essas mulheres, poder fazer essa reconstrução mamária e trazer o sorriso delas de volta”, reforçou. A cirurgiã plástica e preceptora Viviane Mendonça, destaca a importância de ações como essas. “Se as pacientes estão felizes, nós estamos muito mais, porque nós temos a possibilidade de participar dos sonhos delas. Sabemos a importância da mama para a vida sexual e emocional das mulheres. Então resgatar essa autoestima é de uma importância ímpar para nós, cirurgiões plásticos”, enfatizou.
A médica também destacou a relevância dessa iniciativa na formação dos residentes de cirurgia. “O nosso serviço é voltado para a cirurgia geral e especialidades, incluindo a cirurgia plástica. Então é um privilégio para os nossos residentes participar de ações como essas. Muitos deles têm inclinação para a cirurgia plástica devido à importância que a gente dá para as cirurgias plásticas reconstrutoras”, destacou. O HU de Alagoas, ainda dentro do “Ebserh em Ação” realizará mais alguns mutirões de cirurgia, métodos diagnósticos, dermatologia e oftalmologia até dezembro deste ano.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Veja também
Últimas notícias
Cerca de 200 policiais serão empregados durante clássico desta quarta-feira (18)
Governo de Alagoas integra missão internacional do presidente Lula na Índia
Armas e drogas são apreendidas durante operações policiais em Alagoas
Batalhão de Polícia Ambiental flagra pesca predatória na Lagoa Manguaba
Gonet também teve dados sigilosos violados na Receita Federal, diz STF
Trabalhador fica ferido após estrutura com placas solares desabar em posto de combustível
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
