Hospital Universitário realiza mutirão de cirurgias de reconstrução mamária
Ação é parte Projeto “Ebserh em Ação” e contou com a participação de cirurgiões plásticos, residentes e equipe multiprofissional
No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu um mutirão de cirurgias de reconstrução mamária. O mutirão faz parte do Projeto “Ebserh em Ação”, que visa ampliar o acesso a cirurgias e exames em hospitais universitários federais. No dia 26 de outubro, foram realizados quatro procedimentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que a reconstrução de uma parte do corpo, o procedimento ajudou a restaurar sonhos, sorrisos e esperanças.
As reconstruções foram realizadas por 10 cirurgiões plásticos, que se voluntariaram para esse momento, e residentes de cirurgia geral e anestesiologia do Hospital. Uma das pacientes foi Eufrásia Vasconcellos, 53 anos, que descobriu o câncer de mama em 2022. “A aréola do meu peito retraiu e a biópsia mostrou o câncer. Fiz o tratamento e já fazia um tempo que estava aguardando esse procedimento de reconstrução. Agora estou muito feliz”, destacou.
Allian Bezerra da Silva, de 33 anos, descobriu a doença ao apalpar uma das mamas. A moradora de São José da Lage lembrou como foi receber o diagnóstico. “Foi muito difícil. Passei dias isoladas me perguntando o motivo, mas levantei a cabeça e encarei. Fiz o tratamento no hospital universitário e fui muito bem atendida pela equipe. Só tenho gratidão”, destacou.
O chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado do HU, Newton de Barros Melo Neto, destacou a importância de ações como essas. “É uma alegria imensa prestar esse serviço com qualidade e com segurança, poder acolher essas mulheres, poder fazer essa reconstrução mamária e trazer o sorriso delas de volta”, reforçou. A cirurgiã plástica e preceptora Viviane Mendonça, destaca a importância de ações como essas. “Se as pacientes estão felizes, nós estamos muito mais, porque nós temos a possibilidade de participar dos sonhos delas. Sabemos a importância da mama para a vida sexual e emocional das mulheres. Então resgatar essa autoestima é de uma importância ímpar para nós, cirurgiões plásticos”, enfatizou.
A médica também destacou a relevância dessa iniciativa na formação dos residentes de cirurgia. “O nosso serviço é voltado para a cirurgia geral e especialidades, incluindo a cirurgia plástica. Então é um privilégio para os nossos residentes participar de ações como essas. Muitos deles têm inclinação para a cirurgia plástica devido à importância que a gente dá para as cirurgias plásticas reconstrutoras”, destacou. O HU de Alagoas, ainda dentro do “Ebserh em Ação” realizará mais alguns mutirões de cirurgia, métodos diagnósticos, dermatologia e oftalmologia até dezembro deste ano.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Veja também
Últimas notícias
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
