Líderes ocidentais podem causar ‘tragédia global’, diz Putin
Em discurso, presidente russo citou arsenal russo e avisou que EUA e aliados se tornaram imprudentes para manter domínio global

O presidente russo Vladimir Putin alertou, nesta quinta-feira (7), que o mundo está à beira de uma catástrofe. O líder afirmou que os Estados Unidos e seus aliados se tornaram imprudentes na tentativa de manter o domínio global. Por isso, ninguém pode garantir que armas nucleares não serão usadas no futuro.
O discurso aconteceu durante o Valdai International Discussion Club, em Sochi. Putin apontou que as nações ocidentais têm procurado infligir uma “derrota estratégica” à Rússia, segundo ele, dona do maior arsenal nuclear do mundo.
O líder russo destacou a “imprudência dos políticos ocidentais que ultrapassa todos os limites”, em referência ao apoio dado à Ucrânia, na guerra entre as duas nações.
“A fé cega na própria impunidade e excepcionalismo pode levar a uma tragédia global”, alertou Putin no discurso, ironizando que os “velhos hegemônicos” que governaram o mundo por muito tempo continuam tentando impor a vontade para o resto do planeta.
Putin fala em “instabilidade global”
Essas tentativas de manutenção do poder por meio da força, na visão de Putin, só levam à instabilidade global, o crescimento das tensões, mortes e destruição. E que com tantas armas nucleares distribuídas pelo mundo, a “destruição mútua” seria garantida.
“Ninguém pode garantir que não serão usadas“, teorizou, em caso de as tensões continuarem a crescer e ”todos os fundamentos morais e legais das relações internacionais forem destruídos".
Por tudo isso, disse Putin, o melhor seria que as nações ocidentais aceitassem um papel de participantes e deixassem de lado o que ele chama de “aspirações hegemônicas".
De acordo com o russo, o país não considera o Ocidente como inimigo, mas, sim, está pronta para cooperar quando “uma ordem mundial internacional genuinamente igualitária e justa for construída".
Veja também
Últimas notícias
Estilista de Arapiraca ganha projeção nacional em desfile no Rancho de Carlinhos Maia

Adolescente é morto a tiros e enterrado em cova rasa em Rio Largo; polícia investiga

Virginia Fonseca diz que rompeu com Neymar após ligação polêmica de madrugada: 'Contrato acabou'

'Mais tatuado do Brasil' surge irreconhecível após passar por nova sessão de remoção de tatuagens no rosto
Corrida Agosto Lilás mobiliza centenas de traipuenses pelo fim da violência contra a mulher

Suplente de vereador xinga PM de ‘b*sta’, mas se arrepende e pede desculpas no Pilar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
