Idosos e pessoas com deficiência podem emitir cartão de estacionamento de forma digital em AL
Solicitações podem ser feitas no site do Detran, pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e nas Superintendências Municipais de Trânsito
Para tornar o acesso mais ágil e prático a um direito garantido por lei a idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas se habilitou junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para que esses condutores possam emitir as credenciais de estacionamento pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Em Alagoas, desde 2020, foram emitidas 3.180 credenciais para idosos e PCDs habilitados, tanto pela CDT como pelo site do Detran.
No estado, 134.400 usuários que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão aptos a fazer essa solicitação. De acordo com Lígia Teixeira, assistente de Trânsito do Detran, para as emissões feitas pela CDT a credencial é vitalícia para os idosos. No caso dos PCDs, a validade do cartão de vaga especial será mantida com base no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
“Essa é mais uma etapa que conseguimos avançar no processo de digitalização dos serviços do Detran. É dessa forma que chegamos mais próximos da população, e principalmente desse público que precisa de uma atenção especial e mais acessível”, afirmou.
Idosos e PCDs não habilitados
O documento também pode ser solicitado para veículos que fazem o transporte de idosos e PCDs que não possuem CNH. Caso esses usuários residam em cidades onde o trânsito não é municipalizado - ou seja, onde não há SMTT - eles precisam procurar o atendimento presencial no prédio sede do Detran em Maceió, nas 14 Ciretrans do interior ou nas Centrais Já!.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
