Em Brasília, Comissão de Saúde aprova PL do deputado Rafael Brito
Projeto institui que prefeituras e governos invistam em políticas de conscientização e prevenção de doenças como o AVC
Projeto institui que prefeituras e governos de todo Brasil invistam em políticas de conscientização e prevenção de doenças como o AVC
A Comissão de Saúde, da Câmara dos Deputados, aprovou na tarde desta terça-feira (12) o projeto de lei 2543/24 de autoria do deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) que determina que prefeituras e governos de todo Brasil invistam campanhas publicitarias de promoção e conscientização a saúde e cuidado da população.
De acordo com o texto do PL, municípios e estados deverão destinar pelo menos 5% da verba publicitária para campanhas de promoção de hábitos saudáveis, noções de primeiros socorros e prevenção a doenças, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
Para o autor do projeto, além de informar e conscientizar a população, o PL traz resultados significativos para economia, uma vez que ajudam a reduzir custos de serviços públicos de saúde, como internações e tratamentos complexos e prolongados, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
“No Brasil, temos exemplos de que o investimento em campanhas publicitárias informativas e preventivas funciona. Campanhas de vacinação, por exemplo, já cessaram casos de poliomielite e reduziram os números de doenças como a sarampo e rubéola. Precisamos de políticas de conscientização e cuidado, para que, cada vez mais, existam menos vítimas. Com a antecipação dos cuidados, pode-se evitar em 90% o número de casos fatais. Quanto mais rápida e correta for a ação de primeiros socorros, mais chances de vida do cidadão”, esclareceu o deputado.
O PL destaca ainda que deve haver transparência e prestação de contas sobre os recursos utilizados e os resultados alcançados. O projeto de lei segue para aprovação na Comissão de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
