Em Brasília, Comissão de Saúde aprova PL do deputado Rafael Brito
Projeto institui que prefeituras e governos invistam em políticas de conscientização e prevenção de doenças como o AVC
Projeto institui que prefeituras e governos de todo Brasil invistam em políticas de conscientização e prevenção de doenças como o AVC
A Comissão de Saúde, da Câmara dos Deputados, aprovou na tarde desta terça-feira (12) o projeto de lei 2543/24 de autoria do deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) que determina que prefeituras e governos de todo Brasil invistam campanhas publicitarias de promoção e conscientização a saúde e cuidado da população.
De acordo com o texto do PL, municípios e estados deverão destinar pelo menos 5% da verba publicitária para campanhas de promoção de hábitos saudáveis, noções de primeiros socorros e prevenção a doenças, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
Para o autor do projeto, além de informar e conscientizar a população, o PL traz resultados significativos para economia, uma vez que ajudam a reduzir custos de serviços públicos de saúde, como internações e tratamentos complexos e prolongados, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
“No Brasil, temos exemplos de que o investimento em campanhas publicitárias informativas e preventivas funciona. Campanhas de vacinação, por exemplo, já cessaram casos de poliomielite e reduziram os números de doenças como a sarampo e rubéola. Precisamos de políticas de conscientização e cuidado, para que, cada vez mais, existam menos vítimas. Com a antecipação dos cuidados, pode-se evitar em 90% o número de casos fatais. Quanto mais rápida e correta for a ação de primeiros socorros, mais chances de vida do cidadão”, esclareceu o deputado.
O PL destaca ainda que deve haver transparência e prestação de contas sobre os recursos utilizados e os resultados alcançados. O projeto de lei segue para aprovação na Comissão de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
