PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 pessoas por tentativa de golpe
É a primeira vez que um presidente eleito no período democrático é indiciado como responsável por tramar contra a democracia no país
A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Braga Netto (PL) e mais 35 pessoas por suspeita de crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Pela primeira vez, um presidente eleito no período democrático é indiciado como responsável por tramar contra a democracia no país.
Segundo as investigações, os indiciados se estruturaram por meio de divisão de tarefas, com formação dos seguintes grupos: núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral; núcleo responsável por incitar militares à aderirem ao golpe de estado; núcleo jurídico; núcleo operacional de apoio às ações golpistas; núcleo de inteligência paralela e núcleo operacional para cumprimento de medidas coercitivas.
De acordo com a polícia, isso teria permitido a "individualização das condutas e a constatação da existência de grupos".
Foram reunidos vídeos, mensagens de celular, gravações, depoimentos da delação premiada de Mauro Cid e um conjunto de documentos. A equipe da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal reuniu um grande conjunto de elementos por cerca de um ano. O material inclui uma minuta de um decreto golpista para decretar "Estado de sítio" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o vídeo de uma reunião ministerial de Bolsonaro na qual o então presidente chega a afirmar que era necessário agir antes das eleições.
A investigação também aponta que auxiliares de Bolsonaro ajudaram a difundir ataques às urnas, que seria uma estratégia de questionar a legitimidade da disputa eleitoral, sendo da mesma forma estratégia dos militares na trama golpista.
O próximo passo é o STF encaminhar o relatório à Procuradoria Geral da República (PGR), que vai analisar tudo o que foi levantado pela corporação e decidir se denuncia ou não os envolvidos.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
