PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 pessoas por tentativa de golpe
É a primeira vez que um presidente eleito no período democrático é indiciado como responsável por tramar contra a democracia no país
A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Braga Netto (PL) e mais 35 pessoas por suspeita de crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Pela primeira vez, um presidente eleito no período democrático é indiciado como responsável por tramar contra a democracia no país.
Segundo as investigações, os indiciados se estruturaram por meio de divisão de tarefas, com formação dos seguintes grupos: núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral; núcleo responsável por incitar militares à aderirem ao golpe de estado; núcleo jurídico; núcleo operacional de apoio às ações golpistas; núcleo de inteligência paralela e núcleo operacional para cumprimento de medidas coercitivas.
De acordo com a polícia, isso teria permitido a "individualização das condutas e a constatação da existência de grupos".
Foram reunidos vídeos, mensagens de celular, gravações, depoimentos da delação premiada de Mauro Cid e um conjunto de documentos. A equipe da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal reuniu um grande conjunto de elementos por cerca de um ano. O material inclui uma minuta de um decreto golpista para decretar "Estado de sítio" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o vídeo de uma reunião ministerial de Bolsonaro na qual o então presidente chega a afirmar que era necessário agir antes das eleições.
A investigação também aponta que auxiliares de Bolsonaro ajudaram a difundir ataques às urnas, que seria uma estratégia de questionar a legitimidade da disputa eleitoral, sendo da mesma forma estratégia dos militares na trama golpista.
O próximo passo é o STF encaminhar o relatório à Procuradoria Geral da República (PGR), que vai analisar tudo o que foi levantado pela corporação e decidir se denuncia ou não os envolvidos.
Últimas notícias
MP cobra promulgação de projeto de lei já aprovado na Câmara de Maceió
Polícia Federal pode interromper emissão de passaporte por falta de verba
Eduardo Bulhões reforça valorização dos professores e promete pagar precatórios
Mulher morre após passar mal enquanto bebia em praça de São Miguel dos Campos
Motorista derruba poste em acidente no bairro Cidade Universitária, em Maceió
Reserva técnica da Policia Científica doa brinquedos ao IML de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
