PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 pessoas por tentativa de golpe
É a primeira vez que um presidente eleito no período democrático é indiciado como responsável por tramar contra a democracia no país
A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Braga Netto (PL) e mais 35 pessoas por suspeita de crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Pela primeira vez, um presidente eleito no período democrático é indiciado como responsável por tramar contra a democracia no país.
Segundo as investigações, os indiciados se estruturaram por meio de divisão de tarefas, com formação dos seguintes grupos: núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral; núcleo responsável por incitar militares à aderirem ao golpe de estado; núcleo jurídico; núcleo operacional de apoio às ações golpistas; núcleo de inteligência paralela e núcleo operacional para cumprimento de medidas coercitivas.
De acordo com a polícia, isso teria permitido a "individualização das condutas e a constatação da existência de grupos".
Foram reunidos vídeos, mensagens de celular, gravações, depoimentos da delação premiada de Mauro Cid e um conjunto de documentos. A equipe da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal reuniu um grande conjunto de elementos por cerca de um ano. O material inclui uma minuta de um decreto golpista para decretar "Estado de sítio" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o vídeo de uma reunião ministerial de Bolsonaro na qual o então presidente chega a afirmar que era necessário agir antes das eleições.
A investigação também aponta que auxiliares de Bolsonaro ajudaram a difundir ataques às urnas, que seria uma estratégia de questionar a legitimidade da disputa eleitoral, sendo da mesma forma estratégia dos militares na trama golpista.
O próximo passo é o STF encaminhar o relatório à Procuradoria Geral da República (PGR), que vai analisar tudo o que foi levantado pela corporação e decidir se denuncia ou não os envolvidos.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
