Universitários de todo o país participam do Enade neste domingo (24)
Na Ufal 1726 estudantes concluintes devem participar da prova
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será realizado neste domingo (24), em todo o país. Os inscritos, concluintes da graduação previamente selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), têm até este sábado (23), para entrar no sistema do Inep e preencher o Questionário e o Cadastro do Estudante. Na Ufal 1726 estudantes concluintes estão aptos para o Enade 2024.
“É importante lembrar que o questionário é obrigatório, o estudante precisa, urgentemente, responder ao questionário, caso ainda não tenha sido preenchido e fazer a prova. Caso não preencha ou não participe da prova no domingo, ficará irregular. Lembrando que o Enade é um componente curricular, então o aluno precisa fazer o exame para poder colar grau”, reforçou o Procurador Educacional Institucional da Ufal, Deywid Melo.
No Sistema Enade, também é possível consultar o local de prova por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento é disponibilizado para todos que concluírem a etapa de cadastro. Não é obrigatório apresentar o Cartão no dia da aplicação do Exame, mas o Inep recomenda que o estudante leve.
Em casos de saúde, descritos no edital do Enade 2024, o candidato deve solicitar dispensa de prova. O prazo para isto é de 8 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025, por meio do Sistema. O procurador lembra ainda que todos os concluintes da Ufal, que estão inscritos no Exame, só poderão colar grau depois do dia 7 de janeiro, quando o Inep divulgará o relatório de regularidade, conforme o edital.
O Enade 2024 tem dois procedimentos, sendo o primeira deles o término do cadastro no sistema e o preenchimento do questionário para os alunos concluintes, com prazo final até este sábado (23). O segundo procedimento é a aplicação das provas, que acontece neste domingo.
De acordo com portaria do MEC, o Exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e qualquer pendência impede o estudante de colar grau. Ingressantes (1230 estudantes) e possíveis concluintes (1726) são inscritos no exame, mas apenas os possíveis concluintes da instituição devem se submeter ao exame. Este ano serão avaliados os cursos de licenciaturas de três campi da Ufal e da Educação a Distância. Ao todo, 35 cursos da Ufal foram enquadrados pelo Inep.
“A Procuradoria Educacional Institucional cumpriu um cronograma de diversas atividades com as coordenações e os alunos para que a edição de 2024 seja eficaz. A equipe realizou reuniões com os coordenadores, além de seminário voltado para estudantes”, lembra Melo.
“Alguns coordenadores de cursos estarão na porta das escolas, nas quais seus estudantes farão a prova, para entregar água, caneta e promover aquele estímulo! Parabenizamos a todos os estudantes que estão inscritos, pois isso significa que galgaram um curso ao longo de quatro anos e agora estão em processo de finalização para se formarem e se inserirem no mundo do trabalho para cumprir a função social da universidade! Boa sorte a todos!”, conclui.