Porto de Maceió sedia workshop internacional sobre gestão de resíduos
Objetivo é fortalecer o compromisso global com a preservação do meio-ambiente marinho
A Administração do Porto de Maceió vai receber, ao longo desta semana, o Encontro do Projeto GloLitter Partnerships, reunindo especialistas, profissionais e autoridades com o objetivo de fortalecer o compromisso global com a preservação do meio-ambiente marinho e a gestão sustentável de resíduos nos portos. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (2), no auditório do Porto de Maceió. O encontro é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Organização Marítima Internacional (OMI) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Na oportunidade, será realizado um workshop para a capacitação dos envolvidos na elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Portuários do Porto de Maceió (PWMP), documento que estabelece diretrizes e obrigações para o gerenciamento desses resíduos, com o propósito de uniformizar as ações e desenvolver uma cultura de redução, reciclagem, reutilização e não-geração de resíduos.
O administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda, salientou a importância da atenção para as ações de prevenção de poluição marinha. “Os desafios para a gestão de resíduos em áreas portuárias são crescentes. Sabemos que os portos desempenham um papel crucial no comércio global, mas também são pontos de atenção para a geração de resíduos que, se não forem corretamente geridos, podem comprometer o equilíbrio ecológico dos mares. Sem dúvidas, o controle dos impactos ambientais são motivo de preocupação do Porto de Maceió e estamos empenhados em realizar nossas atividades de forma cada vez mais sustentável”, disse o administrador.
O encontro também vai abordar o controle portuário de lixo marinho, com foco no entendimento e aplicação das diretrizes estabelecidas pela Convenção Internacional Para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL), com ênfase no controle de resíduos sólidos provenientes das operações portuárias e embarcações.
GloLitter
A GloLitter ajudará os países em desenvolvimento a identificar oportunidades para prevenir e reduzir o lixo marinho, incluindo lixo plástico, dos setores de transporte marítimo e pesca. O projeto visa diminuir o uso de plásticos nessas indústrias e identificar oportunidades para reciclar plásticos, para melhor proteger o frágil ambiente marinho, bem como vidas e meios de subsistência - alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, que está empenhado em prevenir e reduzir a poluição marinha e conservar e usar os oceanos de forma sustentável.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
