Porto de Maceió sedia workshop internacional sobre gestão de resíduos
Objetivo é fortalecer o compromisso global com a preservação do meio-ambiente marinho

A Administração do Porto de Maceió vai receber, ao longo desta semana, o Encontro do Projeto GloLitter Partnerships, reunindo especialistas, profissionais e autoridades com o objetivo de fortalecer o compromisso global com a preservação do meio-ambiente marinho e a gestão sustentável de resíduos nos portos. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (2), no auditório do Porto de Maceió. O encontro é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Organização Marítima Internacional (OMI) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Na oportunidade, será realizado um workshop para a capacitação dos envolvidos na elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Portuários do Porto de Maceió (PWMP), documento que estabelece diretrizes e obrigações para o gerenciamento desses resíduos, com o propósito de uniformizar as ações e desenvolver uma cultura de redução, reciclagem, reutilização e não-geração de resíduos.
O administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda, salientou a importância da atenção para as ações de prevenção de poluição marinha. “Os desafios para a gestão de resíduos em áreas portuárias são crescentes. Sabemos que os portos desempenham um papel crucial no comércio global, mas também são pontos de atenção para a geração de resíduos que, se não forem corretamente geridos, podem comprometer o equilíbrio ecológico dos mares. Sem dúvidas, o controle dos impactos ambientais são motivo de preocupação do Porto de Maceió e estamos empenhados em realizar nossas atividades de forma cada vez mais sustentável”, disse o administrador.
O encontro também vai abordar o controle portuário de lixo marinho, com foco no entendimento e aplicação das diretrizes estabelecidas pela Convenção Internacional Para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL), com ênfase no controle de resíduos sólidos provenientes das operações portuárias e embarcações.
GloLitter
A GloLitter ajudará os países em desenvolvimento a identificar oportunidades para prevenir e reduzir o lixo marinho, incluindo lixo plástico, dos setores de transporte marítimo e pesca. O projeto visa diminuir o uso de plásticos nessas indústrias e identificar oportunidades para reciclar plásticos, para melhor proteger o frágil ambiente marinho, bem como vidas e meios de subsistência - alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, que está empenhado em prevenir e reduzir a poluição marinha e conservar e usar os oceanos de forma sustentável.
Últimas notícias

Avó de menino morto em incêndio pode pegar pena de 4 a 12 anos por abandono de incapaz

Homem é preso por adulteração de sinal identificador de veículo em São Sebastião
![[Vídeo] Esposa surpreende marido com notícia de gravidez em voo](https://img.7segundos.com.br/gsZXSYmyhmTvyZpFTLDMyIVUUII=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/apeso.avif)
[Vídeo] Esposa surpreende marido com notícia de gravidez em voo

Homem vende moto por quase R$ 10 mil e não recebe valor; PRF recupera veículo
Quem é o vereador que tomou posse como prefeito após suposto golpe em Rio Largo

Acusado de matar primo por briga por tráfico em Maceió é preso no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
