Hospital Helvio Auto oferece testes de HIV abertos ao público nesta sexta-feira (6)
Testes rápidos fazem parte de um conjunto de ações em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra o HIV/AIDS
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), localizado no Trapiche da Barra, em Maceió, irá oferecer testes abertos à população e comunidade universitária para detectar o vírus HIV, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS, acontecerá na próxima sexta-feira (6), das 8h às 12h no Serviço de Assistência Especializada (SAE), ambulatório de doenças infectocontagiosas do hospital.
A equipe do Hospital Helvio Auto montará um stand para distribuir laços vermelhos da solidariedade e preservativos (masculinos e femininos) a usuários, servidores e comunidade Uncisal, além de prestação de informações, distribuição de panfletos educativos, orientações sobre uso correto do preservativo e maneiras de evitar o contágio.
Enquanto o público aguarda a realização dos exames, a equipe multidisciplinar do HEHA abordará temas gerais ligados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em minipalestras de sala de espera.
Após a testagem, o cidadão será encaminhado para sala de espera para acolhimento e aconselhamento individual com a equipe de Psicologia. Os que forem diagnosticados, já serão encaminhados para exames que detectam a carga viral e o número de células CD4 (a contagem dessas células determina os danos causados pelo HIV no organismo), a primeira consulta médica já é realizada em seguida com o infectologista.
De janeiro a novembro de 2024 já foram diagnosticados 348 novos casos, somente no Hospital Dr. Helvio Auto, valor que ainda pode bater o quantitativo do ano passado, que finalizou os doze meses de 2023 com 353 casos.
Os novos casos são identificados, atendidos e encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação. Além do tratamento ambulatorial, no HEHA é realizada a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP),serviço disponível 24h para quem teve contato direto com o vírus ou passou por alguma situação de risco.

Como participar?
Para realizar os testes, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para fazer as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento. Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos.
Atualmente, mais de 3.500 pacientes provenientes de todo o estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, onde são assistidos por equipe de saúde multidisciplinar, que engloba atendimentos médicos a psicológicos e nutricionais. Trata-se do maior ambulatório em doenças infectocontagiosas do estado em número de pacientes atendidos.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
