Dezembro Vermelho tem início com workshop sobre HIV e AIDS para 102 municípios
A iniciativa vai ocorrer na próxima quinta-feira (5), às 8h, na Faculdade Estácio de Alagoas, na Jatiúca, em Maceió
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) inicia o Dezembro Vermelho, campanha de luta contra o HIV/Aids, promovendo um workshop voltado aos técnicos dos 102 municípios alagoanos. O evento irá ocorrer na próxima quinta-feira (5), a partir das 8h, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro da Jatiúca, em Maceió.
A Aids é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), cujo vírus é transmitido pelo contato sexual desprotegido. A transmissão também ocorre por meio do sangue contaminado, seja através do compartilhamento de seringas ou de mãe para filho, durante a gravidez, bem como pela amamentação, quando não são tomadas as devidas medidas de prevenção.
“Por isso é essencial que o diagnóstico precoce seja realizado através de testes rápidos disponíveis nos 102 municípios do Estado, evitando a contaminação de outras pessoas. Com isso, é assegurado o tratamento, que pode possibilitar uma vida normal ao paciente, desde que obedecidas às recomendações médicas e a adoção de hábitos saudáveis”, esclareceu o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
O gestor da pasta estadual da saúde destacou que a prevenção é a melhor forma de evitar a contaminação pelo vírus HIV. “O preservativo, ou camisinha, como é conhecido, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras ISTs. Ele está disponível, gratuitamente, nos postos de saúde de todo o Estado”, lembrou o secretário.
O gestor ressaltou, ainda, que as equipes da Sesau estão preparadas para capacitar os técnicos municipais que prestam assistência a este público. “São realizados investimentos constantes em capacitação para os técnicos municipais, bem como apoio aos municípios, garantido, assim, que o alagoano tenha a segurança que está recebendo a assistência de profissionais preparados para atender pessoas vivendo com HIV/Aids”, ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.
Dados
Segundo dados do Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, foram registrados 759 novos casos de infecção por HIV em Alagoas no ano de 2023 e 686 casos no período de janeiro a outubro deste ano, bem como 641 no mesmo período do ano passado.
Já os casos de Aids, que é a Síndrome da Imunodeficiência Humana transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunista, foram computados 366 casos e 202 óbitos em 2023 e 224 casos e 130 óbitos no período de janeiro a outubro de 2024, contra 316 casos e 171 óbitos no mesmo período do ano passado.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
