Dezembro Vermelho tem início com workshop sobre HIV e AIDS para 102 municípios
A iniciativa vai ocorrer na próxima quinta-feira (5), às 8h, na Faculdade Estácio de Alagoas, na Jatiúca, em Maceió
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) inicia o Dezembro Vermelho, campanha de luta contra o HIV/Aids, promovendo um workshop voltado aos técnicos dos 102 municípios alagoanos. O evento irá ocorrer na próxima quinta-feira (5), a partir das 8h, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro da Jatiúca, em Maceió.
A Aids é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), cujo vírus é transmitido pelo contato sexual desprotegido. A transmissão também ocorre por meio do sangue contaminado, seja através do compartilhamento de seringas ou de mãe para filho, durante a gravidez, bem como pela amamentação, quando não são tomadas as devidas medidas de prevenção.
“Por isso é essencial que o diagnóstico precoce seja realizado através de testes rápidos disponíveis nos 102 municípios do Estado, evitando a contaminação de outras pessoas. Com isso, é assegurado o tratamento, que pode possibilitar uma vida normal ao paciente, desde que obedecidas às recomendações médicas e a adoção de hábitos saudáveis”, esclareceu o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
O gestor da pasta estadual da saúde destacou que a prevenção é a melhor forma de evitar a contaminação pelo vírus HIV. “O preservativo, ou camisinha, como é conhecido, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras ISTs. Ele está disponível, gratuitamente, nos postos de saúde de todo o Estado”, lembrou o secretário.
O gestor ressaltou, ainda, que as equipes da Sesau estão preparadas para capacitar os técnicos municipais que prestam assistência a este público. “São realizados investimentos constantes em capacitação para os técnicos municipais, bem como apoio aos municípios, garantido, assim, que o alagoano tenha a segurança que está recebendo a assistência de profissionais preparados para atender pessoas vivendo com HIV/Aids”, ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.
Dados
Segundo dados do Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, foram registrados 759 novos casos de infecção por HIV em Alagoas no ano de 2023 e 686 casos no período de janeiro a outubro deste ano, bem como 641 no mesmo período do ano passado.
Já os casos de Aids, que é a Síndrome da Imunodeficiência Humana transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunista, foram computados 366 casos e 202 óbitos em 2023 e 224 casos e 130 óbitos no período de janeiro a outubro de 2024, contra 316 casos e 171 óbitos no mesmo período do ano passado.
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
