Vinda de Renan Filho para disputar o governo de AL em 2026 pode causar racha entre Lira e JHC
O prefeito de Maceió tem confidenciado a pessoas próximas que pode disputar o Senado para não enfrentar Renan Filho
A possível vinda do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para disputar o governo de Alagoas em 2026 pode causar um racha na aliança entre o prefeito de Maceió, JHC (PL), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
A “maior e melhor aliança política de Alagoas”, como disse JHC pouco antes das eleições deste ano, pode ser colocada à prova por uma mudança nas articulações que acontecem desde já.
No cenário favorável ao grupo de JHC, Renan Filho não volta para Alagoas, deixando o caminho livre para o prefeito de Maceió disputar o controle do Palácio República dos Palmares com mais tranquilidade.
No entanto, JHC tem confidenciado a amigos que prefere disputar o Senado Federal a enfrentar Renan Filho na próxima eleição.
Essa mudança na rota de JHC pode colocar em risco sua aliança com Arthur Lira, que já trabalha nos bastidores em torno de uma aliança com o senador Renan Calheiros (MDB). Os dois maiores caciques políticos de Alagoas devem trabalhar em conjunto a fim de conseguir as duas vagas no Senado em 2026.
JHC tem dito a aliados e feito acordos em torno de sua candidatura ao governo de Alagoas em 2026, mas sabe que contra Renan Filho a disputa será apertada.