Órgãos públicos promovem encontro com mulheres trans e se comprometem para garantir direitos
Reunião também debateu as regras gerais dos acolhimentos para pessoas em situação de rua

Os Ministérios Públicos do Estado de Alagoas e Federal (MPAL e MPF), a Defensoria Pública do Estado de Alagoas e a Ordem dos Advogados do Brasil/seccional Alagoas e reuniram, nesta quinta-feira (5), com representantes de grupos formados por mulheres transexuais em situação de rua com o objetivo de promover uma escuta acolhedora à comunidade e definir um calendário de ações para promoção da cidadania e dignidade desse público.
A promotora de Justiça Alexandra Beurlen, titular da 61ª Promotoria de Justiça da capital, com atuação na defesa dos Direitos Humanos, explicou que a principal reclamação das mulheres trans foi no tocante ao preconceito e ao desrespeito aos seus direitos individuais.
“A maior queixa girou em torno daqueles direitos já assegurados legalmente, a exemplo da retificação com os nomes sociais, ou seja, daqueles escolhidos por cada uma delas para ser a sua nova identificação”, detalhou.
Segundo ela, diante do pleito, MPAL e MPF assumiram o compromisso de articular um mutirão, a ser realizado em 2025, para que essas pessoas possam solicitar o novo registro de identidade, de maneira que o nome social possa constar nos documentos.
A reunião também debateu as regras gerais dos acolhimentos para pessoas em situação de rua e algumas situações específicas no atendimento que acaba por fazer mal a essas mulheres. Diante disso, tratativas serão realizadas com órgãos públicos para que possam ser encontradas soluções aos problemas apresentados.
Pelo MPF, participou o procurador da República Bruno Lamenha. Também estiveram presentes o defensor público Isaac Souto, as advogadas Luz Vasquez e Chris Méro, que representaram a Ordem dos Advogados do Brasil, e representantes do Consultório na Rua de Maceió, grupo ligado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Veja também
Últimas notícias

Celso Portiolli se emociona sobre Troféu Imprensa: “Nunca imaginei”

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Homem abre fogo após encontrar jovem pelado no quarto da filha de 13 anos

Médicos atendem 795 pessoas durante show de Lady Gaga, no Rio

Tentativa de homicídio é registrada em Messias; autor é preso após confessar o crime

Fã alagoano que levou ‘bolo’ de Gaga em 2017 vai a Copacabana com pulseira do Rock in Rio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
