Família agradece a JHC por inclusão de jovem autista na abertura do Natal de Todos Nós
Felipe, 19 anos, participou pela primeira vez de um evento público graças a medidas de inclusão
A abertura oficial do Natal de Todos Nós marcou os 209 anos de Maceió com uma noite especial na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, na última quinta-feira (5). O evento, iluminado pelo acendimento das luzes natalinas, teve um momento de emoção ao receber o jovem Fábio Augusto, de 19 anos, diagnosticado com autismo, que participou pela primeira vez de um evento público, graças às medidas de inclusão implementadas pela Prefeitura.
O prefeito JHC destacou o compromisso com uma Maceió mais inclusiva e acolhedora. “Maceió é inclusiva. É um prazer ter você e tantas outras pessoas e crianças participando dessa festa linda. Espero que, depois de sete anos sem participar de eventos, você se sinta cada vez mais acolhido e amado por nós”, afirmou.
Fábio, chamado carinhosamente por Fabinho, enfrentava um desafio significativo, o medo de fogos de artifício, que o acompanhava desde os cinco anos, após um episódio traumático. Segundo Felipe Albuquerque, irmão de Fabinho, a introdução de fogos silenciosos no evento foi determinante para a decisão da família de participar.
“Minha mãe conversou muito com ele, explicando sobre os fogos de baixo ruído. Ela disse: ‘Se você se sentir desconfortável, a gente volta para casa, mas vamos tentar.’ Ele decidiu ir e, mesmo apreensivo, conseguiu enfrentar esse medo. Foi emocionante ver o sorriso no rosto dele e ouvir ele dizer: ‘Eu venci’”, contou Felipe.
A trajetória de Fabinho com sua fobia sempre trouxe desafios para a família. “Nós moldamos nossa rotina ao redor das limitações dele. Réveillons, festas juninas, eventos com fogos – todos foram evitados. Ontem foi diferente. Foi um dia de vitória para ele e para nós”, afirmou o irmão.
Além dos fogos silenciosos, um gesto solidário foi crucial para o sucesso da noite. Um funcionário da organização disponibilizou um fone redutor de ruídos, o que trouxe conforto ao jovem e à família.
“Esse simples ato deu confiança para que ele permanecesse no evento. O mais lindo foi quando ele, por conta própria, tirou o fone e enfrentou o momento. Isso nos mostrou o quanto ele se superou”, relatou Felipe emocionado.
Ao final do evento, a mãe de Fabinho agradeceu pessoalmente ao prefeito, expressando gratidão pelas iniciativas de inclusão. “Obrigada por permitir que estivéssemos aqui, juntos, realizando esse sonho de superar as limitações dele”, disse ela.
Veja também
Últimas notícias
Mulher aciona polícia após discussão com marido em Arapiraca
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Polícia investiga caso de estupro de vulnerável e agressão em Arapiraca
Colisão traseira provoca morte de condutor de quadriciclo na AL-101 Norte, em Maragogi
Homem preso por participação em tentativa de homicídio afirma ter recebido R$500 para pilotar moto
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
