Conhecido como 'O Vampiro da Noite', escritor Dalton Trevisan morre aos 99 anos
Causa da morte não foi informada
O escritor brasileiro Dalton Trevisan, conhecido com "O Vampiro de Curitiba", morreu nesta segunda-feira (9) na capital paranaense. A informação foi divulgada nesta terça (10) em uma publicação na rede social da Prefeitura de Curitiba. A causa da morte não foi informada.
"Curitiba acordou triste, perdemos Dalton Trevisan. Conhecido como o "vampiro de Curitiba", Dalton foi um grande contista, referência para a literatura brasileira. Dedicou sua vida às palavras e às histórias da nossa cidade. Descanse em paz, Dalton", disse a prefeitura.
Segundo informações do g1, não haverá velório. O corpo será levado diretamente para o crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, município localizado na Região Metropolitana de Curitiba.
Vida e obra
Dalton nasceu em 14 de junho de 1925 e começou sua carreira literária com a novela "Sonata ao Luar". Ganhou destaque nacional com "Novelas nada exemplares", sendo a obra conhecida por retratar o cotidiano de forma concisa e popular, explorando as tramas psicológicas e os costumes urbanos.
O escritor recebeu também vários prêmios, como o Jabuti, o Camões e o Oceanos.
Segundo a família, Trevisan não gostava de conceder entrevistas desde os anos 70 e levava uma vida reclusa em Curitiba. Em 2021, ele deixou de morar na casa que se tornou ponto turístico para interessados em literatura, na esquina das ruas Ubaldino do Amaral e Amintas de Barros, no Alto da Glória.
O contista, então, foi morar em um apartamento localizado no Centro da capital paranaense.
Últimas notícias
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Filha de Gugu vende brigadeiros nos Estados Unidos e explica decisão
Luísa Sonza se estressa após críticas e desabafa: 'Não cheguei aqui ontem'
Ex-Tiazinha, Suzana Alves aproveita dias de lazer e aventura
Angélica e Luciano Huck exploram o Egito com os filhos e amigos
Sefaz prorroga pagamento do IPVA 2026 em cota única com desconto até 27 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
