Brasil

Conhecido como 'O Vampiro da Noite', escritor Dalton Trevisan morre aos 99 anos

Causa da morte não foi informada

Por 7Segundos 10/12/2024 16h04 - Atualizado em 10/12/2024 18h06
Conhecido como 'O Vampiro da Noite', escritor Dalton Trevisan morre aos 99 anos
Escritor Dalton Trevisan tinha 99 anos e morreu em Curitiba - Foto: ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O escritor brasileiro Dalton Trevisan, conhecido com "O Vampiro de Curitiba", morreu nesta segunda-feira (9) na capital paranaense. A informação foi divulgada nesta terça (10) em uma publicação na rede social da Prefeitura de Curitiba. A causa da morte não foi informada.

"Curitiba acordou triste, perdemos Dalton Trevisan. Conhecido como o "vampiro de Curitiba", Dalton foi um grande contista, referência para a literatura brasileira. Dedicou sua vida às palavras e às histórias da nossa cidade. Descanse em paz, Dalton", disse a prefeitura.

Segundo informações do g1, não haverá velório. O corpo será levado diretamente para o crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, município localizado na Região Metropolitana de Curitiba.

Vida e obra

Dalton nasceu em 14 de junho de 1925 e começou sua carreira literária com a novela "Sonata ao Luar". Ganhou destaque nacional com "Novelas nada exemplares", sendo a obra conhecida por retratar o cotidiano de forma concisa e popular, explorando as tramas psicológicas e os costumes urbanos.

O escritor recebeu também vários prêmios, como o Jabuti, o Camões e o Oceanos. 

Segundo a família, Trevisan não gostava de conceder entrevistas desde os anos 70 e levava uma vida reclusa em Curitiba. Em 2021, ele deixou de morar na casa que se tornou ponto turístico para interessados em literatura, na esquina das ruas Ubaldino do Amaral e Amintas de Barros, no Alto da Glória.

O contista, então, foi morar em um apartamento localizado no Centro da capital paranaense.