Dermatologista da Sesau orienta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele no verão
Tumor de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle, causando feridas
O verão bate à porta e as temperaturas mais quentes exigem uma hidratação extra e um cuidado redobrado com a pele. Diante disso, a dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Vieira, reforça as orientações que devem ser adotadas para evitar o câncer de pele, considerado o mais frequente no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).
Conforme explicou a médica, a principal causa do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol, e sem a devida proteção. O tumor de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle. A profissional recomenda o uso diário de protetor solar, com o fator de proteção de 30 PFS, no mínimo, como uma medida primordial para prevenir a doença.
“Para quem fica muito exposto ao sol, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Também é fundamental reaplicar após atividades físicas que causem muita transpiração. Outra coisa que ajuda bastante é o uso de chapéus de abas largas, óculos de sol de boa qualidade e de roupas com proteção solar. O ideal é evitar a exposição ao sol por longos períodos, mas se não tiver como, é fundamental adotar esses cuidados que citei”, afirmou Cleide Vieira.
A dermatologista pontuou, ainda, que os pais ou responsáveis devem evitar a exposição solar de crianças por longos períodos. Além disso, todas as pessoas devem ter um cuidado com a pele ainda maior no horário entre 9h e 15h, período do dia que conta com uma incidência de radiação solar. A profissional também chamou a atenção para a necessidade de se tomar bastante líquido durante o dia, de preferência água.
“É importante ficar atento ao surgimento de lesões na pele. Se aparecer qualquer lesão na pele, é fundamental procurar imediatamente um dermatologista para que o ferimento seja avaliado e, se necessário, tomar as devidas providências. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, é bom ficar atento, se proteger e curtir o verão com tranquilidade”, finalizou a dermatologista, ressaltado que este mês ocorre o Dezembro Laranja, mês de conscientização contra o câncer de pele.
Vale lembrar que é possível encontrar atendimento dermatológico em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do municípios alagoanos. Após a triagem inicial, os pacientes são regulados para consultas com especialistas, que prestam todo o suporte necessário.
Últimas notícias
Polícia Federal realiza ação em agência da Caixa Econômica em Rio Largo
Manchas de óleo são encontradas na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres
Homem morto a tiros em Arapiraca tinha passagem por tráfico de drogas
Moradores denunciam vazamento de água na Jatiúca; este é o 2º caso na semana
Casal é assaltado por criminosos armados em ponto de ônibus em Igaci
Defesa Civil reconhece emergência por estiagem em quatro cidades de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
