Dermatologista da Sesau orienta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele no verão
Tumor de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle, causando feridas

O verão bate à porta e as temperaturas mais quentes exigem uma hidratação extra e um cuidado redobrado com a pele. Diante disso, a dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Vieira, reforça as orientações que devem ser adotadas para evitar o câncer de pele, considerado o mais frequente no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).
Conforme explicou a médica, a principal causa do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol, e sem a devida proteção. O tumor de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle. A profissional recomenda o uso diário de protetor solar, com o fator de proteção de 30 PFS, no mínimo, como uma medida primordial para prevenir a doença.
“Para quem fica muito exposto ao sol, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Também é fundamental reaplicar após atividades físicas que causem muita transpiração. Outra coisa que ajuda bastante é o uso de chapéus de abas largas, óculos de sol de boa qualidade e de roupas com proteção solar. O ideal é evitar a exposição ao sol por longos períodos, mas se não tiver como, é fundamental adotar esses cuidados que citei”, afirmou Cleide Vieira.
A dermatologista pontuou, ainda, que os pais ou responsáveis devem evitar a exposição solar de crianças por longos períodos. Além disso, todas as pessoas devem ter um cuidado com a pele ainda maior no horário entre 9h e 15h, período do dia que conta com uma incidência de radiação solar. A profissional também chamou a atenção para a necessidade de se tomar bastante líquido durante o dia, de preferência água.
“É importante ficar atento ao surgimento de lesões na pele. Se aparecer qualquer lesão na pele, é fundamental procurar imediatamente um dermatologista para que o ferimento seja avaliado e, se necessário, tomar as devidas providências. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, é bom ficar atento, se proteger e curtir o verão com tranquilidade”, finalizou a dermatologista, ressaltado que este mês ocorre o Dezembro Laranja, mês de conscientização contra o câncer de pele.
Vale lembrar que é possível encontrar atendimento dermatológico em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do municípios alagoanos. Após a triagem inicial, os pacientes são regulados para consultas com especialistas, que prestam todo o suporte necessário.
Últimas notícias

Governo envia LDO 2026 ao Congresso; salário mínimo deve ser de R$ 1.627

Mulher que xingou casal gay em padaria de SP é condenada por injúria racial

Ex-marido é acusado de ameaçar matar mulher em Maragogi
![[Vídeo] Moradores da Canafístula denunciam furtos de puxadores das catacumbas do cemitério Santa Luzia](https://img.7segundos.com.br/Q3aYvUUiCscgMwYX37f8nesZRO0=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/ac32c314-5af2-4bab-982f-173fcb67baa9.jpeg)
[Vídeo] Moradores da Canafístula denunciam furtos de puxadores das catacumbas do cemitério Santa Luzia

Deputada Cibele Moura repudia agressão praticada por advogado contra mulher

Mulher instala câmeras para flagrar quem roubava pães e descobre 'gangue de cabras'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
