Infraestrutura

Iniciada obra de recuperação estrutural do píer do Emissário Submarino de Maceió

Intervenção preservará infraestrutura essencial para a gestão de efluentes na capital

Por 7Segundos 19/12/2024 16h04
Iniciada obra de recuperação estrutural do píer do Emissário Submarino de Maceió
Emissário Submarino de Maceió - Foto: Ascom BRK

Nesta quinta-feira (19), a BRK deu início às obras de recuperação estrutural do píer do Emissário Submarino de Maceió. Com um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, a iniciativa, prevista no contrato de concessão, visa garantir a segurança, longevidade e funcionalidade da infraestrutura, que foi construída há mais de 30 anos.

As intervenções abrangem todo o píer e as tubulações aéreas. Cerca de 40 trabalhadores, entre funcionários e terceiros, atuarão diretamente no projeto, que conta com a supervisão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgãos com acesso irrestrito para fiscalização.

Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2025, as obras ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras das 7h às 16h. Durante todo o período, serão adotadas medidas de segurança, como a sinalização e o isolamento móvel na faixa de areia, além de observadores que garantirão a segurança das pessoas que transitam pelo local.

Entenda como funcionam os emissários submarinos


Os emissários submarinos são estruturas essenciais para a condução de efluentes tratados ou parcialmente tratados para longe da costa, por meio de tubulações submersas que se estendem ao mar. Esse sistema é projetado para diluir e dispersar os resíduos de forma segura.

Em Maceió, o emissário desempenha um papel essencial na gestão dos efluentes, já que garante a destinação adequada de mais de 90% do esgoto coletado pela empresa na capital. A manutenção e a recuperação desse equipamento são fundamentais para o funcionamento contínuo e eficiente desse sistema, que contribui diretamente para a saúde pública e ambiental da região.