Sucessão na presidência da Câmara de Maceió deixou feridas, diz Galba Netto
Galba e Marcelo Palmeira disputavam os votos dos vereadores, mas Chico Filho ficou com o controle da Casa
O vereador Galba Netto (PL) aproveitou seu discurso de despedida da presidência da Câmara Municipal de Maceió para comentar o processo de sucessão na Casa que tomou conta do noticiário nas últimas semanas.
De acordo com o ex-presidente da Casa de Mário Guimarães, as articulações em torno da sucessão deixaram feridas.
“A minha despedida tem uma sensação de dever cumprido e coração cheio de gratidão. O processo de escolha da Mesa deixou feridas e é bom que as deixe. Espero que elas sarem logo e que as suas marcas sirvam como lembrança de um aprendizado para lembrarmos o quão importante é todo o processo que passamos e possamos amadurecer ainda mais e saber a importância do cargo que ocupamos", disse Galba.
Netto e Marcelo Palmeira travaram uma verdadeira disputa pelo voto de cada vereador a fim de conseguir o controle da Casa.
Com receio de rachar sua base de sustentação, JHC entrou em negociação e indicou o nome de seu líder na Casa, Chic Filho (PL), para presidir a Câmara Municipal.
Nessa quarta-feira (1), após a cerimônia de posse dos eleitos em outubro de 2024, os 27 vereadores da capital definiram a composição da nova Mesa Diretora. Chico Filho foi eleito por unanimidade.
Galba Netto deixou a presidência, mas continua na Mesa Diretora. A partir de agora, Galba ocupa a 1º secretaria. Já Marcelo Palmeira - que seria o novo presidente - ficou sem nenhum cargo na nova Mesa Diretora.