Papa Francisco nomeia primeira mulher para gabinete chave da Igreja
Simona Brambilla chefiará setor responsável por ordens religiosas
O papa Francisco nomeou nesta segunda-feira (6) a primeira mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens religiosas da Igreja Católica.
Trata-se de um passo importante no objetivo do líder religioso de dar às mulheres mais papéis de liderança, já que até agora havia mulheres apenas como número 2 em alguns gabinetes do Vaticano.
Com a nomeação da freira italiana, uma mulher é nomeada, pela primeira vez, como responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Sé, o órgão central de governo da Igreja Católica.
O boletim diário do Vaticano designa Brambilla como “prefeita” enquanto como colíder ou “pro-prefeito” foi nomeado o cardeal Ángel Fernández Artime, um salesiano.
A agência de notícias AP lembra que um prefeito deve ser capaz de celebrar missa, um rito católico, e outras funções sacramentais que atualmente só podem ser realizadas por homens.
O departamento, conhecido oficialmente como Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, é um dos mais importantes do Vaticano, sendo responsável por todas as ordens religiosas, desde os jesuítas e franciscanos até os movimentos mais recentes e menores.
Brambilla, de 59 anos, integra a ordem religiosa dos Missionários da Consolata e era, desde o ano passado, a número 2 do departamento das ordens religiosas.
A freira substitui o reformado cardeal brasileiro João Braz de Aviz, de 77 anos.
Veja também
Últimas notícias
Casa do Autista de Maceió abre novas vagas com salários de até R$ 10 mil
Ceci amplia diálogo regional e apresenta resultados da gestão de Atalaia no Sertão
Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil no bairro Manoel Teles
Corpo de cadeirante que viralizou em Maceió é exumado e cremado no Recife
Supremo tem maioria para manter prisão preventiva de Daniel Vorcaro
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
