Papa Francisco nomeia bispo coadjutor para a Arquidiocese de Maceió
O metropolita leu um trecho da carta enviada ao Papa Francisco
Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, foi nomeado pelo Papa Franscisco como bispo coadjutor da Arquidiocese de Maceió. O nome foi apresentado nesta quarta-feira (08) pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz.
O metropolita leu um trecho da carta enviada ao Papa Francisco, no primeiro semestre, apresentando a realidade da Igreja Particular, como o aumento populacional, a chegada de novos sacerdotes, religiosos e criação de paróquias. “Diante das minhas orações e reflexões, gostaria que o senhor me concedesse um bispo auxiliar ou até mesmo, um coadjutor, como queira a Vossa Santidade”.
O metropolita recebeu uma carta particular do Papa informando que atenderia o pedido, e no último dia 30 de outubro, chegou à mensagem do Núncio Apostólico com a nomeação.
“Aqui estamos com representantes do clero, dos seminários, religiosos(as) e leigos para este momento. E com alegria iremos preparar sua acolhida. Este é nosso clima a partir de agora”, acolheu virtualmente o novo bispo.
Dom Carlos Alberto agradeceu a acolhida e sentiu-se honrado em ser chamado a servir à Igreja de Maceió. “Há algumas semanas, recebi o comunicado do Núncio Apostólico apresentando, por parte do Papa Francisco, a minha nomeação para essa Igreja Particular. Uma Igreja com 123 anos de história. Irei com o coração disposto, animado para continuar minha missão como franciscano, como bispo, a serviço do Povo de Deus”.
E continuou: “O Rio São Francisco que aqui é benção para o povo do sertão, deságua nas terras das Alagoas. Então eu pego carona no Velho Chico para chegar. Talvez o meu coração ainda não está por aí, mas vai chegar junto com meus pés. Desde já agradeço a Dom Antônio Muniz que me acolheu com bastante alegria e terei a mesma de colaborar na missão pastoral”.
O bispo coadjutor,, Dom Carlos Alberto, estará em Maceió a partir do dia 6 de janeiro de 2024.
O bispo coadjutor é um prelado da Igreja Católica nomeado ou eleito, para ajudar e substituir um bispo, arcebispo ou um prelado no exercício das suas funções com direito a sucessão. Ele deve ser nomeado vigário-geral pelo bispo diocesano.
Últimas notícias
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
