[Vídeo] Tartaruga-de-pente volta ao litoral de Maceió após cinco anos para desovar
Imagens feitas pelos pesquisadores do Instituto Biota de Conservação mostram o momento em que a visitante deposita os ovos no ninho, na praia de Cruz das Almas
Uma tartaruga marinha, da espécie conhecida como Tartaruga-de-pente, foi vista, na noite dessa segunda-feira (6), desovando na praia de Cruz das Almas, mesmo local onde há cinco anos ela esteve e quando foi marcada para identificação pela equipe do Instituto Biota. A Tartaruga-de-pente é uma espécie que comumente é vista no litoral de Alagoas, sendo uma das que mais desova nas praias do estado.
De acordo com informações do Instituto Biota — organização não-governamental que realiza diversos trabalhos de conservação da vida marinha, em Alagoas — a tartaruga foi marcada pela equipe no dia 18 de fevereiro de 2020, também em época de desova.
O registro ocorreu em frente a uma pousada, na praia de Cruz das Almas, localidade exata onde ela foi avistada na noite dessa segunda-feira (6). Atualmente, o animal tem cumprimento curvilíneo de carapaça de 90 centímetros.
Os pesquisadores registraram, também em vídeo, o momento em que a visitante ilustre constrói o ninho e deposita os cerca de 120 ovos, que serão monitorados pelo Instituto até o momento do nascimento das tartaruguinhas. O tempo médio para que os ovos dessa espécie eclodam é de 45 a 60 dias.
Nas imagens, é possível ver também quando a tartaruga, após depositar os ovos no ninho, vai embora tranquilamente, voltando para o mar.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
