Meio ambiente

[Vídeo] Tartaruga-marinha debilitada é resgatada no mar de Japaratinga

Animal marinho está sendo cuidado em Maceió

Por Maurício Silva 10/12/2024 10h10 - Atualizado em 10/12/2024 10h10
[Vídeo] Tartaruga-marinha debilitada é resgatada no mar de Japaratinga
Animal está recebendo todo o cuidado necessário no Instituto Biota - Foto: Biota

O resgate de uma tartaruga-marinha debilitada foi muito celebrado no município de Maragogi. O animal estava combalido no mar da cidade do Litoral Norte de Alagoas na tarde desta segunda-feira (9) e foi resgatada com sucesso. A espécie marinha está sendo cuidada em Maceió, na sede do Instituto Biota de Conservação. 

Quem percebeu que a tartaruga estava em apuros foi o Adriano Monteiro, administrador do perfil Fala Japaratinga. “Fui até a praia e percebi algo estranho boiando. Então decidi mandar o drone até o local para ver do que se tratava. Constatei que era uma tartaruga-marinha visivelmente debilitada, pois não é comum que ela fique tanto tempo na superfície e no mesmo lugar. Ainda tentei ir até lá, mas, acreditem, eu não sei nadar”, relatou.

Adriano Monteiro decidiu pedir ajuda para fazer o resgate. “Quando a água estava acima da cintura, percebi que ainda faltava mais da metade da distância até ela. Por isso, decidi pedir ajuda. Me informaram o contato do secretário de Meio Ambiente, José Wellison Wanderlei Santos ‘Jú’. Ele também tentou resgatar a tartaruga a nado, mas ela estava muito distante”, disse.

Monteiro contou que o animal foi resgatado depois de muito esforço. “Conseguimos, então, uma balsa emprestada para o resgate. Após muito esforço, a tartaruga foi finalmente colocada na balsa e trazida à praia. Uma pequena piscina foi improvisada para mantê-la aclimatada enquanto os agentes do Instituto Biota chegavam para levá-la até o centro de reabilitação”, contou.

Adriano Monteiro destacou que o fato chamou a atenção. “Crianças ajudaram a cuidar da nossa amiguinha, enquanto turistas aproveitavam para matar a curiosidade de ver uma tartaruga-marinha de perto. Já era noite quando o pessoal do Biota chegou. Eles identificaram o tamanho e a espécie, avaliaram sua condição e realizaram todos os cuidados necessários antes de levá-la para Maceió. Logo, logo ela estará de volta ao seu habitat natural”, concluiu.

Veja aqui as imagens de Adriano Monteiro/Fala Japaratinga: