IPTU 2025: prefeitura divulga calendário de pagamento do imposto em Maceió
Ao longo do ano, três cotas de descontos serão ofertadas aos contribuintes, além do pagamento parcelado
A Prefeitura de Maceió anunciou o calendário de pagamentos para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta e Limpeza Urbana para o ano de 2025. O município oferece este ano quatro formas de pagamento do IPTU, com três cotas com descontos, além da possibilidade de pagar o tributo parcelado em 10 vezes, sem desconto.
Quem optar por regularizar o tributo ainda em janeiro irá aproveitar os 15% de desconto na cota única até o dia 31 de janeiro. O desconto é um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do país, seja em porcentagem como também em prazo de pagamento.
Os 15% de abatimento já estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), em online.maceio.al.gov.br. Basta que o contribuinte informe o número de inscrição imobiliária da residência, que pode ser encontrado em boletos e carnês do IPTU de anos anteriores, ou o CPF do titular do imóvel para gerar a guia.
Além da cota única de 15% de abatimento, também será oferecido, para quem optar pelo pagamento à vista, descontos de 10% (a partir do dia 1 de fevereiro) e de 5% (a partir do dia 1 de março). A primeira das dez parcelas, sem o desconto, vence dia 31 de março.
Este ano, o imposto será disponibilizado inteiramente no formato digital, ou seja, somente pela internet. Para auxiliar a população e modernizar ainda mais o serviço, a Fazenda Municipal oferece o atendimento virtual pela assistente digital Roberta, que, entre outros serviços, disponibiliza a emissão do tributo pelo celular, tablet ou computador.
O cidadão deve informar seus dados pessoais, os dados do imóvel e solicitar o serviço ao atendimento virtual. A guia será emitida de forma rápida, trazendo mais comodidade ao contribuinte. Também é possível pagar o IPTU 2025 via Pix e via código de barras em aplicativos bancários.
A Secretaria de Fazenda informa que o site da Fazenda Municipal (online.maceio.al.gov.br) é o unico que disponibiliza a emissão do tributo e oferece o atendimento virtual para gerar o imposto. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o órgão, pelo e-mail [email protected]. O órgão também informa que este ano, os tradicionais carnês não serão entregues nas residências da capital.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
