IPTU 2025: prefeitura divulga calendário de pagamento do imposto em Maceió
Ao longo do ano, três cotas de descontos serão ofertadas aos contribuintes, além do pagamento parcelado
A Prefeitura de Maceió anunciou o calendário de pagamentos para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta e Limpeza Urbana para o ano de 2025. O município oferece este ano quatro formas de pagamento do IPTU, com três cotas com descontos, além da possibilidade de pagar o tributo parcelado em 10 vezes, sem desconto.
Quem optar por regularizar o tributo ainda em janeiro irá aproveitar os 15% de desconto na cota única até o dia 31 de janeiro. O desconto é um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do país, seja em porcentagem como também em prazo de pagamento.
Os 15% de abatimento já estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), em online.maceio.al.gov.br. Basta que o contribuinte informe o número de inscrição imobiliária da residência, que pode ser encontrado em boletos e carnês do IPTU de anos anteriores, ou o CPF do titular do imóvel para gerar a guia.
Além da cota única de 15% de abatimento, também será oferecido, para quem optar pelo pagamento à vista, descontos de 10% (a partir do dia 1 de fevereiro) e de 5% (a partir do dia 1 de março). A primeira das dez parcelas, sem o desconto, vence dia 31 de março.
Este ano, o imposto será disponibilizado inteiramente no formato digital, ou seja, somente pela internet. Para auxiliar a população e modernizar ainda mais o serviço, a Fazenda Municipal oferece o atendimento virtual pela assistente digital Roberta, que, entre outros serviços, disponibiliza a emissão do tributo pelo celular, tablet ou computador.
O cidadão deve informar seus dados pessoais, os dados do imóvel e solicitar o serviço ao atendimento virtual. A guia será emitida de forma rápida, trazendo mais comodidade ao contribuinte. Também é possível pagar o IPTU 2025 via Pix e via código de barras em aplicativos bancários.
A Secretaria de Fazenda informa que o site da Fazenda Municipal (online.maceio.al.gov.br) é o unico que disponibiliza a emissão do tributo e oferece o atendimento virtual para gerar o imposto. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o órgão, pelo e-mail [email protected]. O órgão também informa que este ano, os tradicionais carnês não serão entregues nas residências da capital.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
