Governador de AL em exercício participa de ato em memória ao 8 de janeiro
Marcelo Victor esteve presente no evento ao lado do ministro Renan Filho, no Palácio do Planalto
O Governo de Alagoas reafirmou compromisso com a defesa intransigente da democracia, durante cerimônia que relembrou os dois anos da passagem do ato golpista de 8 de janeiro de 2023, realizado nesta quarta-feira, em Brasília (DF). O governador em exercício, Marcelo Victor, prestigiou o evento simbólico, liderado pelo presidente Lula, e que contou com a presença de representantes dos Três Poderes e governadores de estado.
Ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, do deputado federal Luciano Amaral e do secretário de Estado de Governo (Segov), Vitor Pereira, o governador participou da cerimônia de entregas das obras de arte destruídas pelos extremistas, que atacaram a democracia no 8 de janeiro.
“O Palácio do Planalto é onde nasce a democracia, que tem sido defendida de forma intransigente pelo Governo de Alagoas com o objetivo de contribuir com a construção de um país menos desigual, mais justo e solidário”, afirmou.
A solenidade contou ainda com o abraço simbólico à Praça dos Três Poderes. Telas rasgadas, cerâmicas reduzidas a cacos e peças quebradas ganharam nova vida graças a um minucioso trabalho de restauração.
Foram reintegradas aos acervos presidenciais 20 peças restauradas por meio de parceria entre Iphan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais (DCPP), e mais o relógio do século XVII, que foi consertado na Suíça, sem custos para o governo brasileiro.
Ato golpista
No dia 8 de janeiro de 2023, um grupo autodenominado patriotas praticou um duro ataque à democracia ao invadir o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) tentando um golpe de Estado. Os extremistas provocaram danos estruturais ao destruírem diversas obras de arte, incluindo pinturas, esculturas e artefatos históricos do patrimônio nacional.
Veja também
Últimas notícias
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
