Sesau orienta população sobre a prevenção e o tratamento para o HIV
Segundo o órgão, o sexo seguro consiste no uso do preservativo e o não compartilhamento de materiais perfurocortantes

Todos os anos, novos casos de pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ainda são registrados nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça junto à população a necessidade da adoção de medidas preventivas contra a doença.
As orientações vão desde a prática do sexo seguro, usando preservativo, seja externo (masculino) ou interno (feminino), até o não compartilhamento de materiais perfurocortantes.
Conforme explica a assessora técnica de Doenças Transmissíveis da Sesau, Itanielly Queiroz, o vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
“O HIV é um vírus que causa a deterioração progressiva do sistema imunológico e que infecta os seres humanos através da relação sexual desprotegida, de mãe infectada para o filho através da gestação, parto e amamentação. O vírus é capaz de alterar o DNA de células e fazer cópias de si mesmo”, explicou Itanielly Queiroz.
Prevenção A profissional frisou que a melhor forma de se prevenir contra o vírus é através do uso de preservativos em todas as relações sexuais. Vale lembrar que os preservativos são disponibilizados pelo SUS e podem ser retirados gratuitamente nos postos de saúde municipais.
“Porém, caso ocorra uma exposição ao vírus, existe a PEP [Profilaxia Pós-Exposição], que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias após realização dos testes rápidos, sendo estes para o HIV negativo”, pontuou a assessora técnica de Doenças Transmissíveis da Sesau.
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é outra forma de se prevenir contra o HIV. Esse método consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual. Ela permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Em Maceió, a PrEP e a PEP são disponibilizadas no PAM Salgadinho, no Centro; no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, no Trapiche; no Hospital Universitário, no bairro Cidade Universitária; e na Clínica da Família do Jacintinho.
Já no interior, a população pode procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro; o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; a UPA Drº David Torres, em Viçosa; a Unidade Mista Senador Arnon de Mello, em Piranhas; a UPA de Delmiro Gouveia; o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e a UPA Drª Helenilda Veloso, em Palmeira dos índios.
Panorama em Alagoas
Dados da Sesau apontam que, em Alagoas, foram notificados 1087 novos casos novos de HIV durante todo o ano de 2024. Já em 2023, foram 1116 notificações, o que representa uma redução de 2.60% no comparativo anual.
Tratamento
Já o tratamento é realizado nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE) em que o indivíduo irá ter o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, que vai desde o atendimento médico até a dispensação das medicações, além de realização de exames específicos relacionados ao tratamento adequado.
Na capital, esses serviços ficam localizados no PAM Salgadinho, na Clínica da Família do Jacintinho e no Hospital Universitário. No interior, unidades especializadas funcionam em Arapiraca, Palmeira dos índios e União dos Palmares. Para testagem, o estado tem Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) em vários municípios e as unidades básicas de saúde também realizam testes rápidos.
Veja também
Últimas notícias

Pet Amigo atende bairro Palmeira de Fora em agosto

Secretário Yale Fernandes confirma 2ª fase do concurso público para Guarda Municipal de Arapiraca

PM detém mulheres apontadas como integrantes de organizações criminosas

Procon Alagoas divulga pesquisa de preço para o Dia dos Pais

'Só vi os pezinhos da minha filha': mãe de adolescente morta desabafa no 3º júri de serial killer

TCU condena ex-diretores do Postalis e BNY Mellon por prejuízo de R$ 1 bi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
