Janeiro Branco: Sesau destaca prevenção e cuidados com a saúde mental
Campanha convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional
Com o objetivo de alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a campanha Janeiro Branco chama a atenção para a prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ressalta a importância de se colocar o tema como prioridade coletiva.
Criado há mais de uma década, o movimento Janeiro Branco convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. Relatórios divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental no mundo. Desse total, cerca de 14% são adolescentes.

A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, reforça a necessidade de se priorizar o tema. “Entender a saúde mental como algo que envolve o corpo, as emoções e a forma como interagimos ajuda a ver que todos têm um papel importante em cuidar do bem-estar de todos, cuidando de nós mesmos e apoiando uns aos outros”, disse. A profissional também destacou que diversos fatores impactam na saúde mental de um indivíduo.
“A realidade social, econômica, política, cultural e ambiental impacta diretamente no emocional da população, não sendo um problema meramente individual. Por isso, cada caso precisa ser analisado com cuidado para um tratamento efetivo”, explicou.
Onde buscar ajuda
No Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é dedicada a cuidar da saúde mental. Nos municípios, é possível encontrar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) por meio da atenção básica. Outros programas desenvolvidos pela Sesau auxiliam na promoção de serviços voltados ao bem-estar emocional dos alagoanos.
Uma dessas iniciativas é o Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão (Cais), serviço de acolhimento e prevenção ao suicídio do Hospital Geral do Estado (HGE). Já o programa Mate Masie garante atendimento equânime e promove a reabilitação psicossocial de comunidades tradicionais e originárias.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
